Idade aparente:É a que os outros nos atribuem, baseando-se no nosso aspecto físico. (O botox e as plásticas distanciam cada vez mais a idade oficial aparente)
Idade Psicológica: É a que sentimos ter, e que se prende com a nossa postura quotidiana. Uns sentem-se mais velhos. Outros, pelo contrário, mais jovens do que a idade do BI.
Idade Emocional: Proposta pelo filósofo Guido Mizrahi, mede-se pela qualidade das relações que temos com o próximo: pelo grau de amor ou dor que predomina em cada um.
Idade Biológica: Corresponde ao nosso estado físico e de saúde.
Idade Espiritual: É a mais oculta e secreta. Representa, segundo aquele filósofo, a gradual tomada de consciência do carácter divino que há dentro de cada um.
Idade Social: Avalia-se pela capacidade de contribuir no trabalho e com os grupos. Na nossa sociedade, estas funções surgem reservadas à juventude. Na africana, por exemplo, é exaltada a experiência.
Idade Cronológica: Quantidade de anos que possuímos desde o dia em que nascemos. É a que consta dos documentos oficiais. Todavia, segundo os médicos, é a menos precisa.