terça-feira, janeiro 31, 2006

São João Bosco



Conhecido tambem como Dom Bosco

João Bosco, fundador da ordem dos Salesianos e mentor de São Domingos Sávio. Nasceu em 1815, em Becchi, Piedment na Itália e começou seus estudos para sacerdote na idade de 16 anos, recebendo a ordenação em 1841.
Dom Bosco faleceu em 31 de janeiro de 1888 e 100.000 ou mais pessoas foram ao seu funeral ou visitaram seu corpo na igreja em Turin e toda a cidade foi vê-lo sendo carregado para seu túmulo.

Enviado para Valdocco, subúrbio de Turim ele atraiu centenas de jovens para a sua capela e seus sermões à tarde, e reabriu uma casa de pensão com sua mãe para aprendizes, seguido de uma pequena oficina de aprendizagem onde ensinava vários ofícios aos jovens. Fundou então uma Ordem para prestar esses serviços e a colocou sob a proteção de São Francisco de Salles, chamando-a de “Ordem dos Salesianos.”

segunda-feira, janeiro 30, 2006

Bernardo Bellotto



Bernardo Bellotto is one of the most important artists who specialised in townscapes - topographically exact views of towns and cities. This sub-genre of landscape painting evolved in Venice during the 18th century in connection with the growing number of visitors making the Grand Tour to Italy. The most important representative was Antonio Canal, the uncle and teacher of Bellotto, after whom he also called himself Canaletto.
mais

domingo, janeiro 29, 2006

Em Lisboa também nevou...!



BALADA DA NEVE
Batem leve, levemente,

como quem chama por mim.
Será chuva? Será gente?
Gente não é, certamente
e a chuva não bate assim.
É talvez a ventania:

mas há pouco, há poucochinho,
nem uma agulha bulia
na quieta melancolia
dos pinheiros do caminho...
Quem bate, assim, levemente,

com tão estranha leveza,
que mal se ouve, mal se sente?
Não é chuva, nem é gente,
nem é vento com certeza.
Fui ver. A neve caía

do azul cinzento do céu,
branca e leve, branca e fria...
. Há quanto tempo a não via!
E que saudades, Deus meu!
Olho-a através da vidraça.

Pôs tudo da cor do linho.
Passa gente e, quando passa,
os passos imprime e traça
na brancura do caminho...
Fico olhando esses sinais

da pobre gente que avança,
e noto, por entre os mais,
os traços miniaturais
duns pezitos de criança...
E descalcinhos, doridos...

a neve deixa inda vê-los,
primeiro, bem definidos,
depois, em sulcos compridos,
porque não podia erguê-los!...
Que quem já é pecador

sofra tormentos, enfim!
Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!...
Porque padecem assim?!...
E uma infinita tristeza,

uma funda turbação
entra em mim, fica em mim presa.
Cai neve na Natureza .
e cai no meu coração.
Augusto Gil

sexta-feira, janeiro 27, 2006

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)


Mozart

Nasceu em Salzburg, Áustria, em 27 de janeiro de 1756. Morreu em Viena, em 5 de dezembro de 1791. Foi influenciado por todas as correntes de sua época, mas não pertence a nenhuma delas. A sua influência sobre os que o sucederam foi pequena. Os trabalhos da primeira mocidade são admiráveis apenas pelo fato de terem sido feitos por uma criança. Como a sua obra foi publicada sem número de Opus, Ludwig von Köechel fez, em 1862, um registro cronológico-temático, onde as obras têm números, em ordem cronológica, que se citam precedidos da letra K. Mozart não é um compositor de tipo instrumental como Haydn ou Beethoven, mas sim de tipo vocal como Handel ou Schubert. As suas obras instrumentais, no geral, têm valor inferior; são trabalhos de rotina ou por encomenda. Suas missas são alegres e brilhantes, com vívidos acompanhamentos orquestrais, árias em estilo operístico e coros. Embora riquíssimo em invenção melódica, sua melodia nem sempre é pessoal. Isto porque no século XVIII, antes do pré-romantismo, não se exigia originalidade nem genialidade (conceitos românticos). Por isso é confundido, facilmente, com outros compositores da sua época. Seus temas se parecem, por exemplo, com os de J. C. Bach. Mozart escreveu seguindo o estilo do seu tempo. Embora para o leigo a música de Mozart seja também parecida com a de Haydn, seu contemporâneo, há uma diferença: Haydn não usa o folclore vienense, mas sim o húngaro e eslavo, enquanto Mozart faz exatamente o contrário, usa o folclore vienense. Mas enquanto o primeiro usa o folclore como uma fonte vital para sua arte, Mozart usa-o como um divertimento, em obras ou trechos de menor seriedade musical. Outra diferença: Mozart explora suas invenções melódicas duma maneira mais conservadora, ortodoxa, dentro de limites estritos; Haydn, ao contrário, emprega as formas que cria duma maneira mais livre, heterodoxa, antecipando a arte de Beethoven. Apesar de muitas obras-primas instrumentais, convém admitir que Mozart é compositor de tipo vocal. Suas obras mais "mozartianas" são as óperas. Ele próprio se considerava, antes de qualquer outra coisa, como um compositor de ópera e suas óperas são, de todas as suas obras, aquelas que ele próprio mais admirava.

Fonte

quinta-feira, janeiro 26, 2006

Curiosidades: Idiota!



Antigamente ninguém se ofendia se fosse chamado de IDIOTA! Mas hoje... se você chamar alguém de IDIOTA, pode acaba numa briga feia! No fim das contas, IDIOTA é sinônimo de IGNORANTE. Ou pior ainda! E ninguém gosta de ser chamado dessa maneira. Mas não foi sempre assim.
Na verdade IDIOTA, etimologicamente falando, é uma bela palavra. Vem do grego "idiotes", e significava aquela pessoa que não ocupava cargos públicos. Era por tanto uma pessoa privada, particular, que se dedicava a seus próprios assuntos: família, trabalho, etc.
A raiz “idios" significa “próprio”.
Este significado se conservou durante vários séculos. Ainda hoje, a palavra IDIOTISMO significa “locução, modo de dizer ou construção privativa de uma língua, e muitas vezes de origem popular ou familiar”: a fala do povo.
A palavra IDIOTA também está intimamente ligada a IDIOMA. IDIOMA tem sua origem no latim, que, por sua vez, tomou a palavra do grego. Em grego IDIOMA significava “o caráter próprio de alguém”, “sua maneira particular ou peculiar de ser”. Daí surgiu o significado de “linguagem própria de um país”.
Por tanto, se alguém o chamar de IDIOTA, não responda nem brigue. Podia chamá-lo de coisa pior!

Gerardo Cabada

quarta-feira, janeiro 25, 2006

A Tristeza



"As grandes TRISTEZAS são mudas, só se expressam pelas lágrimas". (Autor desconhecido)
O mais TRISTE de um passarinho engaiolado é que ele se sente feliz!" (Mário Quintana)
"Se mergulhas na TRISTEZA, não conseguirás subir um degrau; se te estabeleces na alegria, serás capaz de galgar montanhas".(Provérbio oriental)
"Ao que tem fome dá de teu pão, mas ao TRISTE dá-lhe o coração".(Provérbio chinês)
"Quanto mais profunda é a TRISTEZA, menos língua tem".(Talmude)
"A arte de viver é acordar a cada dia, levantar a cada tombo, e sorrir para cada TRISTEZA".(Autor desconhecido)
"Não desperdices as lágrimas de hoje sobre TRISTEZAS antigas".(Eurípedes)
"Quando te inunde uma grande alegria, não prometas nada a ninguém. Quando te domine uma grande TRISTEZA, não respondas a nenhuma carta".(Provérbio chinês)
"Não fique TRISTE nas despedidas. Uma despedida é necessária antes de vocês poderem se encontrar outra vez".(Richard Bach)
"A hora mais TRISTE do amor é quando sabemos que ele deve morrer mas não temos forças para matá-lo".(Autor desconhecido)
"As pessoas ficam felizes contando suas TRISTEZAS, mas não suas alegrias".(Fiodor Dostoievski)
"A árvore, quando está sendo cortada, observa com TRISTEZA que o cabo do machado é de madeira".(Provérbio árabe)
"TRISTE é passar pela vida como a sombra pela estrada. Quando passa é percebida:passou, não resta mais nada".(Celso Carvalho)
"TRISTE é aquele que escuta a voz do falso amigo".(Ramón de Campoamor)
"A lágrima é a irmã TRISTE do sorriso".(Alfred de Musset)
"É TRISTE falhar na vida, porém mais TRISTE ainda é não tentar vencer".(Autor desconhecido)

Ser Livre de Manuel Alegre (poeta português)



É possivel ser livre

É possivel falar sem um nó na gargante
é possivel amar sem que venham proibir
é possivel correr sem que seja a fugir.
Se tens vontade de cantar não tenhas medo: canta.
É possivel andar sem olhar para o chão
é possivel viver sem que seja de rastos.
Os teus olhos nasceram para olhar os astros.
Se te apetece dizer não grita comigo: não.
É possivel viver de outro modo.
É possivel transformares em arma a tua mão.
É possivel o amor é possivel o pão.
É possivel viver de pé!
Não te deixes murchar.Não deixes que te domem.
É possivel viver sem fingir que se vive.
É possivel ser homem.
É possivel ser livre

Manuel Alegre

terça-feira, janeiro 24, 2006

SAN FRANCISCO DE SALES



Obispo de Ginebra, Doctor de la Iglesia, Cofundador de la Congregación de la Visitación.
El santo de la amabilidad. +1622. Fiesta: 24 de enero

Doctor de la Iglesia Enero 24

Etimológicamente significa “franco, valiente.” Viene de la lengua alemana.El patrono de los periodistas fue un escritor que se distinguió por decir la verdad con elegancia y sin herir a nadie, por escribir y hablar con tanta delicadeza que nadie se sentía molesto; un escritor y orador que no buscaba el morbo sino la transmisión de la simple y llana verdad evangélica. Y supo comunicar la idea de que todo lo auténticamente humano es cristiano. Fue un humanista de pies a cabeza.Nació en Saboya en el seno de una familia católica, cosa rara en una región en la que Calvino había impuesto su doctrina de la predestinación contra viento y marea.
La tentación más frecuente
"La tentación más frecuente en las personas preocupadas por su progreso espiritual es que, bajo el pretexto de una influencia apostólica mas grande, el demonio les hace desear una ocupación distinta de la suya".
-San Francisco de Sales
fonte

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Salvador Felipe Jacinto Dalí i Domenech


Born on 11 May 1904: Salvador Felipe Jacinto Dalí i Domenech, Figueres Catalan Surrealist painter, printmaker, and writer, who died on 23 January 1989.— {Did Dalí dilly dally?}

Mais obras desta pintor Aqui

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Eugénio de Andrade - poeta portugês 19-01-1923



Como se houvesse uma tempestade
escurecendo os teus cabelos,
ou, se preferes, minha boca nos teus olhos
carregada de flor e dos teus dedos;

como se houvesse uma criança cega
aos tropeções dentro de ti,
eu falei em neve - e tu calavas
a voz onde contigo me perdi.

Como se a noite se viesse e te levasse,
eu era só fome o que sentia;
Digo-te adeus, como se não voltasse
ao país onde teu corpo principia.

Como se houvesse nuvens sobre nuvens
e sobre as nuvens mar perfeito,
ou, se preferes, a tua boca clara
singrando largamente no meu peito.

Eugénio de Andrade

quarta-feira, janeiro 18, 2006

José Carlos Ary dos Santos-Poeta português



Oriundo de uma família da alta burguesia, José Carlos Ary dos Santos, conhecido no meio social e literário por Ary dos Santos, nasceu em Lisboa a 7 de Dezembro de 1937.
Aos catorze anos, a sua família publica-lhe alguns poemas, considerados maus pelo poeta. No entanto, Ary dos Santos revelaria verdadeiramente as suas qualidades poéticas em 1954, com dezasseis anos de idade. É nessa altura que vê os seus poemas serem seleccionados para a Antologia do Prémio
Almeida Garrett.
É então que Ary dos Santos abandona a casa da família, exercendo as mais variadas actividades para seu sustento económico, que passariam desde a venda de máquinas para pastilhas até à publicidade. Contudo, paralelamente, o poeta não cessa jamais de escrever e em 1963 dar-se -ia a sua estreia efectiva com a publicação do livro de poemas "
A Liturgia do Sangue".

A Liturgia do Sangue
Caminharemos de olhos deslumbrados
E braços estendidos
E nos lábios incertos levaremos
o gosto a sol e a sangue dos sentidos.
Onde estivermos, há-de estar o vento
Cortado de perfumes e gemidos.
Onde vivermos, há-de ser o templo
Dos nossos jovens dentes devorando
Os frutos proibidos.
No ritual do verão descobriremos
O segredo dos deuses interditos
E marcados na testa exaltaremos
Estátuas de heróis castrados e malditos.
(...)
Ó deus do sangue! deus de misericórdia!
Ó deus das virgens loucas
Dos amantes com cio,
Impõe-nos sobre o ventre as tuas mãos de rosas,
Unge os nossos cabelos com o teu desvario!
Desce-nos sobre o corpo como um falus irado,
Fustiga-nos os membros como um látego doido,
Numa chuva de fogo torna-nos sagrados,
Imola-nos os sexos a um arcanjo loiro.
Persegue-nos, estonteia-nos, degola-nos, castiga-nos,
Arranca-nos os olhos, violenta-nos as bocas,
Atapeta de flores a estrada que seguimos
E carrega de aromas a brisa que nos toca.
Nus e esnsaguentados dançaremos a glória
Dos nossos esponsais eternos com o estio
e coroados de apupos teremos a vitória
De nos rirmos do mundo num leito vazio.

in SANTOS, Ary dos, A Liturgia do Sangue, Lisboa, 1963.

fonte

terça-feira, janeiro 17, 2006

Miguel Torga: 1907-1995



Miguel Torga nasceu em S. Martinho de Anta (no norte de Portugal).
O seu verdadeiro nome é Adolfo Correia da Rocha. O pseudónimo literário tem uma forte simbologia (Miguel, nome ibérico, Torga é um arbusto da montanha portuguesa).
Viveu cinco anos no Brasil. Quando regressou terminou os estudos liceais e formou-se em medicina, em Coimbra.
Diário IV, 1979
«O que eu fui sempre, o que eu sou, e o que eu serei, é um artista, um homem e um revolucionário. Na medida em que sou artista, quero um mundo onde a beleza seja o vértice da pirâmide. Na medida em que sou homem, quero que nesse mundo os indivíduos sejam livres e conscientes. E na medida em que sou revolucionário, quero que a revolução traga à tona as grandes massas, e que nunca acabe de percorrer o seu caminho perpétuo, sem estratificações e sem dogmas.»
Recomeça ...
Se puderes,
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
do futuro,
Dá-os em liberdade
Enquanto não alcances,
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.
Miguel Torga - Recomeçar
"A minha natureza é terráquea e radiculada."Miguel Torga, Diário XI

segunda-feira, janeiro 16, 2006

" Dicas para tentar adiar o mal de ALZEHIMER "



NEURÓBICA - Ginástica para o cérebro!!!

Trocar de mão para escovar os dentes é bom para o cérebro. O simples gesto de trocar de mão para escovar os dentes, contrariando a rotina e obrigando à estimulação do cérebro, é uma nova técnica para melhorar aconcentração, treinando a criatividade e inteligência e, assim, realizando um exercício de NEURÓBICA.Uma descoberta dentro da Neurociência, vem revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões. Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que a NEURÓBICA, a "aeróbica dos neurónios", é uma nova forma de exercício cerebral projectada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de actividades dos neurónios em seu cérebro.Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso: limitam o cérebro.Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios "cerebrais" que fazem as pessoas pensarem somente no questão fazendo, concentrando-se na tarefa.O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalhoadicional.
Tente fazer um teste:
- use o relógio de pulso no braço contrário ao do costume;
- escove os dentes com a mão contrária da de costume;
- ande pela casa de trás para frente; (vi na China o pessoal treinando isso num parque);
- vista-se de olhos fechados;
- estimule o paladar, coma coisas diferentes;
- veja fotos de cabeça para baixo;
- veja as horas num espelho;
- faça um novo caminho para ir ao trabalho;
- converse com o vizinho que nunca dá bom dia...
A proposta é mudar o comportamento rotineiro.
Tente, invente, faça alguma coisa diferente e estimule o seu cérebro.Vale a pena tentar!
Que tal começar a praticar agora, trocando o "mouse" de lado?

domingo, janeiro 15, 2006

Dificuldades?!



"Gosto de que haja DIFICULDADES em minha vida, pois espero superá-las. Sem obstáculos não haveria nem esforço nem luta, e a vida seria insípida".(Gibran Kahlil Gibran)
"O mundo não está interessado nas DIFICULDADES que tivemos que enfrentar e sim em saber se conseguimos vencê-las". (Autor desconhecido)
"Com o mesmo fogo, o ouro se amolda e a lenha se queima; com a mesma peneira o trigo se limpa e a palha se separa; com a mesma DIFICULDADE o bom melhora e o mau piora". (Santo Agostinho)
"Quem não quer ter DIFICULDADES neste mundo, não deveria ter nascido".(Autor desconhecido)
"Para a maioria das pessoas, as DIFICULDADES são filhas da preguiça".(Samuel Johnson)
"Um optimista enxerga uma oportunidade em cada DIFICULDADE; um pessimista enxerga uma DIFICULDADE em cada oportunidade". (Autor desconhecido)
"O estimulante do amor é a DIFICULDADE".(Malesherbes)
"Algumas pessoas escalam montanhas imaginárias durante toda a vida, e acabam morrendo no sopé, a maldizer DIFICULDADES que não existem". (Autor desconhecido)
"Quando tomares uma decisão considera, considera os resultados e não as DIFICULDADES".(São João Crisóstomo)
"A DIFICULDADE não está em começar, mas em voltar a começar".(Autor desconhecido)
"A cana só dá açúcar depois de passar por grandes apertos (DIFICULDADES)".(Dinamor)
"O regato perderia o seu canto se lhe tirássemos as pedras (DIFICULDADES)".(Parts Pups)

Antero de Quental



A UM POETA

Tu que dormes, espírito sereno,
Posto à sombra dos cedros seculares,
Como um levita à sombra dos altares,
Longe da luta e do fragor terreno.

Acorda! É tempo! O sol, já alto e pleno
Afugentou as larvas tumulares...
Para surgir do seio desses mares
Um mundo novo espera só um aceno...

Escuta! É a grande voz das multidões!
São teus irmãos, que se erguem!
São canções...Mas de guerra... e são vozes de rebate!

Ergue-te, pois, soldado do Futuro,
E dos raios de luz do sonho puro,
Sonhador, faze espada de combate!

Da minha janela...

Antero de Quental.

sexta-feira, janeiro 13, 2006

Fernando Lopes Graça~-(músico/compositor, 1906-1994)



Fernando Lopes Graça
1906-1995

Fernando Lopes Graça foi um dos mais notáveis compositor e musicólogo contemporâneos. Nasceu a 17 de Dezembro de 1906, em Tomar. Estudou em Coimbra, no Conservatório Nacional. As "Variações Sobre um Tema Popular Português", para Piano são a sua primeira obra, datada de 1929
Presencista desde a primeira hora colabora na revista até que em 1936 parte para Paris onde frequenta na Sorbonne a cadeira de Musicologia. Regressado a Portugal, em 1939, inicia um trabalho musical assente sobre elementos harmónicos, melódicos e rítmicos do folclore português.
A sua intensa actividade na esfera da música não se circunscreve à composição. Lopes Graça notabiliza-se como conferencista, publicista, divulgador e opositor ao
regime fascista. Recebe, em 1940, o 1ºConcerto para Piano e Orquestra, prémio que volta a conquistar em 1942, 1944 e 1952.Em 1942 funda uma organização de concertos de música moderna intitulada "Sonata", criando em 1951 a revista "Gazeta Musical".A linha folclorista reafirma-se e aprofunda-se em obras como a "Suite Rústica" (para orquestra, sobre melodias tradicionais portuguesas), "Os cinco Velhos Romances Portugueses", as "Nove Canções Populares Portuguesas" (para voz e orquestra), os "Natais Portugueses" e "Melodias Rústicas Portuguesas" (para piano), além de numerosos ciclos de harmonizações de canções populares, para voz e piano, e para coro a capella.

A propósito do meio musical em que cresceu escreverá com humor Lopes-Graça: « Eu até entrei na música pelas mãos da tropa, e não pelas da Igreja ou da Nobreza, como nos belos tempos em que o músico era ungido do Senhor ou de Sais!».

quinta-feira, janeiro 12, 2006

Agatha Christie (1890-1976)



Agatha Christie (1890 - 1976)

Category: English Literature

Born: September 15, 1890Torquay, Devonshire, England

Died: January 12, 1976Wallingford, Oxforshire, England



" O importante é o que está escrito e não a vida de quem escreve. Leia os meus livros e tire as suas conclusões"
Agatha Christie

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Preocupações?!



Nunca atravesse uma ponte antes de chegar a ela".
(Bruce Baston)

"A PREOCUPAÇÃO, muitas vezes,
projeta de uma pequena coisa,
uma grande sombra".
(Provérbio sueco)

"A melhor atitude em face ao futuro
é não nos PREOCUPARMOS com ele
e procurar esgotar plenamente o presente".
(Artur Graf)


"Quem se PREOCUPA com o passado
não poderá receber a energia vinda da esperança".
(Tomio Kikuchi)

"Hoje é o amanhã
que tanto nos PREOCUPAVA ontem".
(Provérbio espanhol)

"A PREOCUPAÇÃO com a própria imagem
é a incorrigível imaturidade da pessoa".
(Milan Kundera)

"A maturidade começa
quando nos damos conta
de que nosso interesse pelos outros
é maior do que nossa PREOCUPAÇÃO
por nós mesmos".
(V. R. C.)

"As penas e as PREOCUPAÇÕES
não se afogam no álcool:
elas sabem nadar".
(Anônimo)

"Nada contribui tanto para a felicidade
como trocar as PREOCUPAÇÕES por ocupações".
(Materlink)

"A PREOCUPAÇÃO não elimina
as penas do amanhã.
Somente corrói a força do presente".
(Autor desconhecido)

"A PREOCUPAÇÃO afeta
a circulação, o coração, as glândulas,
todo o sistema nervoso.
Nunca conheci uma pessoa
que tivesse morrido por excesso de trabalho,
mas conheci muitas que morreram
por excesso de PREOCUPAÇÕES".
(Charles Mayo)

"Na vida há três classes de pessoas:
as PREOCUPADAS, que pensam o que fazer para melhorar;
as ocupadas, que pensam o que fazer para melhorar e o põem na prática;
as desocupadas, que nem pensam, nem fazem nada para melhorar.
A pergunta é bem simples:
em que grupo está você?"
(Autor desconhecido)

"Algum dinheiro evita PREOCUPAÇÔES,
muito as atrai".
(Confúcio)
Fonte

João de Deus 8-3-1830 a 11-1-1896



João de Deus Ramos, poeta lírico, dos maiores da língua portuguesa, nasceu em S. Bartolomeu de Messines, Algarve em 8 de Março de 1830 e morreu em Lisboa a 11 de Janeiro de 1896

A VIDA
A vida é o dia de hoje,

A vida é ai que mal soa,
A vida é sombra que foge,
A vida é nuvem que voa;
A vida é sonho tão leve
Que se desfaz como a neve
E como o fumo se esvai;
A vida dura um momento,
Mais leve que o pensamento,
A vida leva-a o vento,
A vida é folha que cai!
A vida é flor na corrente,
A vida é sopro suave,
A vida é estrela cadente,
Voa mais leve que a ave:
Nuvem que o vento nos ares,
Onda que o vento nos mares,
Uma após outra lançou,
A vida - pena caída
Da asa de ave ferida -
De vale em vale impelida
A vida o vento a levou!

terça-feira, janeiro 10, 2006

António Sardinha ( 9 -9-1887 - 10-1-1925)



Poeta e ideólogo do integralismo português.
António Maria de Sousa Sardinha nasceu em Monforte do Alentejo em 9 de Setembro de 1887.
Poeta, historiador e político, destacou-se como ensaísta, polemista e doutrinador, tornando-se um verdadeiro condutor da intelectualidade portuguesa do seu tempo.
Foi pela mão de Eugénio de Castro que Sardinha publicou os seus primeiros poemas, quando tinha apenas 15 anos.
Em 1911, formou-se em Direito na Universidade de Coimbra.
fonte

LETREIRO

Tudo o que sou o sou por obra e graça
da comoção rural que está comigo.
Foi a virtude lírica da Raça
a herança que eu herdei do sangue antigo.

Foi esta voz que em minhas veias passa
e atrás da qual, maravilhado eu sigo.
Como um licor de encanto numa taça,
assim se quer esse condão comigo.
Olhai-me: - Eu vim de honrados lavradores.
De avós e netos, sempre os meus Maiores
fitaram o horizonte que hoje eu fito.
«O que estaria além da curva estreita?»
- E da pergunta, a cada instante feita.
nasceu em mim a ânsia p'ra o Infinito.
(In A Epopeia da Planície)

segunda-feira, janeiro 09, 2006

Luisa Todi, cantora lírica (1753-1833)



Luísa Todi nasceu em Setúbal, na freguesia de Nossa Senhora da Anunciada, a 9 de Janeiro de 1753, na actual Rua da Brasileira, não criando grandes raízes na cidade, pois os pais mudaram-se para Lisboa ainda ela era de tenra idade.

Luísa Rosa de Aguiar, nome de solteira, estreou-se, ainda como actriz, em 1767 ou 1768, no teatro montado na propriedade do Conde de Soure, em Lisboa, recitando, com a irmã, as falas das personagens de Tartufo, de Molière.

Foi, também, aí que Luísa Aguiar conheceu Francesco Saverio Todi, violinista de origem italiana.
Em 28 de Julho de 1769, com apenas 16 anos de idade, Luísa casou com Todi, na Igreja de N.ª S.ª das Mercês, indo habitar no Pátio do Conde de Soure, perto do Teatro.
fonte

domingo, janeiro 08, 2006

Quem tem coragem de fazer ..isto?


Que coragem!

"Não meça a sua personalidade pelo número de quedas, mas pelo número de vezes que teve a CORAGEM de recomeçar". (Autor desconhecido)
"A maior prova de CORAGEM é suportar as derrotas sem perder o ânimo". (Ingersoll)
"A violência continuará enquanto não houver pessoas com CORAGEM de falar e agir". (Tobias Granja )"
Senhor, quando nos equivocarmos, dai-nos a CORAGEM de retificar, e quando tivermos razão, não permitais que sejamos insuportáveis ao próximo". (Peter Marshall)
"É preciso ter a CORAGEM de ser o que se é, diante de qualquer pessoa". (C. Wagner)
"Sensatez é a CORAGEM limitando a CORAGEM: quando termina a sensatez, começa a loucura". (Ávido Brasil)
"Dai-nos forças, Senhor, para aceitar com serenidade tudo o que não possa ser mudado. Dai-nos CORAGEM para mudar o que pode e deve ser mudado. E dai-nos sabedoria para distinguir uma coisa de outra". (Hart)
"Em qualquer época, a CORAGEM é a virtude necessária ao ser humano, para atravessar a estrada acidentada que leva da infância à maturidade". (Rollo May)
"A verdadeira CORAGEM não é somente um balão para a ascensão, mas também, um pára-quedas para a descida". (Ludwig Börne)

António Ramos Rosa-(Poeta algarvio)



António Vítor Ramos Rosa nasceu em Faro no dia 17 de Outubro de 1924.
Ler e partilhar a poesia de António Ramos Rosa é entrar numa viagem grátis pelo mundo perfeito da fantasia que é o da realidade

Poema de Um Funcionário Cansado

A noite trocou-me os sonhos e as mãos
dispersou-me os amigos
tenho o coração confundido e a rua é estreita
estreita em cada passo
as casas engolem-nos
sumimo-nos
estou num quarto só num quarto só
com os sonhos trocados
com toda a vida às avessas a arder num quarto só
Sou um funcionário apagado
um funcionário triste
a minha alma não acompanha a minha mão
Débito e Crédito Débito e Crédito
a minha alma não dança com os números
tento escondê-la envergonhado
o chefe apanhou-me com o olho lírico na gaiola do
quintal em frente
e debitou-me na minha conta de empregado
Sou um funcionário cansado dum dia exemplar
Por que não me sinto orgulhoso de ter cumprido o
meu dever?
Por que me sinto irremediavelmente perdido no meu
cansaço
Soletro velhas palavras generosas
Flor rapariga amigo menino
irmão beijo namorada
mãe estrela música
São as palavras cruzadas do meu sonho
palavras soterradas na prisão da minha vida
isto todas as noites do mundo numa só noite comprida
num quarto só.

António Ramos Rosa

sexta-feira, janeiro 06, 2006

A solidão - Pensamentos



A pior SOLIDÃO é a da pessoa que não ama.
(Vinícius de Moraes)

Amar é chamar o outro para fora da SOLIDÃO.
(A. Ligneul)

Não compreendemos a SOLIDÃO,até que somos obrigados a vivê-la.
(Autor desconhecido)

O amigo verdadeiro é aquele que admite que se possa,às vezes, preferir a SOLIDÃO à sua presença.
(Max Daireaux)

As recordações não povoam nossa SOLIDÃO, como se diz;ao contrário, fazem-na mais profunda.
(Gustave Flaubert)

Não há no mundo SOLIDÃO como a da cidade grande.
(K. Norris)

Este amor sublime sentado na manjedoura do meu peito,este amor belo enrolado nas vestes da minha sensibilidade,este recém-nascido delicado, inclinado no peito de minha alma,fez das minhas tristezas, alegrias;do meu desespero, glória, e da minha SOLIDÃO, paraíso.
(Gibran Kahlil Gibran)

A SOLIDÃO é agradável
quando se está em paz com a sua consciêncie se tem uma tarefa definida a cumprir.
(Goethe)

Amor são duas SOLIDÕES protegendo-se uma à outra.
(Rainer Maria Rilke)

Ocupar um lugar no coração de alguém é nunca estar SÓ.
(Alejandro Pérez)

Estou SOZINHO,
porque os que deviam vir a mim, não vieram,porque eu não fui até eles.
(Autor desconhecido)

Quando SOZINHOS, vigiemos nossos pensamentos;em família, nosso gênio;em público, nossa língua.
(Madame de Stael)

O passo mais importante para chegar a concentrar-seé aprender a estar SOZINHO consigo mesmo.
(Erich Fromm)

Aquele que tem fé nunca está SÓ.
(T. Carlyle)

Ninguém é irmão SOZINHO.
(Alberto Beckhäuser)

Não há vergonha em alguém ser feliz,mas seria vergonhoso ser feliz SOZINHO.
(A. Camus)

Cada pessoa que passa em nossas vidas,passa SOZINHA,mas não vai só, nem nos deixa sozinhos.
leva um pouco de nós mesmose deixa um pouco de si mesma.
(Antoine de Saint-Exupéry)

Quando estamos com um amigo,não estamos SÓS e não somos dois.
(Barthêlemy)

Uma pessoa SÓ, está em má companhia.
(Paul Valéry)

Quem SÓ se aconselha, SÓ se arrepende.
(Ditado popular(

06 de janeiro - Dia dos Reis Magos (Epifania)



O sagrado mistério da Epifania é narrado no Evangelho de São Mateus.
Ao chegarem os magos a Jerusalém, perguntaram na corte onde estava “o rei dos judeus que acabara de nascer”. Os mestres da lei informaram que o Messias deveria nascer em Belém, a pequena cidade natal de Davi. Os magos tendo chegado ao lugar onde estavam Maria e a criança, ofereceram ouro, incenso e mirra, substâncias preciosas nas quais a tradição quis ver um reconhecimento implícito da realeza messiânica de Cristo (ouro), de sua divindade (incenso) e de sua humanidade (mirra). A intenção do evangelista foi mostrar que os pagãos, os gentios, os povos que viviam além das fronteiras de Israel, reconheceram Jesus como Rei-Messias, ao passo que o povo judeu rejeitou o Salvador nascido em seu meio.
Melquior, Gaspar e Baltazar – nomes que lhes foram atribuídos pela tradição – podem ser chamados peregrinos da estrela. A Epifania, como bem o expressa a liturgia, antecipa nossa participação na glória da imortalidade de Cristo, manifestada em uma natureza mortal como a nossa. É, portanto, uma festa de esperança, que prolonga a luz da natividade.

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Provérbios populares de Janeiro


A água de Janeiro, vale dinheiro.

Janeiro quente traz o diabo no ventre.

Ao luar de Janeiro, se conta dinheiro.

Em Janeiro, um porco ao sol outro no fumeiro.

Os bons dias em Janeiro vêm-se a pagar em Fevereiro.

A 20 de Janeiro, uma hora por inteiro e quem bem contar, hora e meia vai achar.

Se queres ser bom ervilheiro, semeia no crescente de Janeiro.

Janeiro greleiro, não enche o celeiro.

Em Janeiro sobe ao outeiro. Se vires verdejar, põe-te a chorar. Se vires terrear põe-te a cantar.

Janeiro frio e molhado, enche a tulha e farta o gado.

Ao minguante de Janeiro, corta o madeiro.

O Luar de Janeiro, é claro como um carneiro; mas lá vem o deAgosto que lhe dá pelo rosto.

Em Janeiro, um porco ao sol, outro no fumeiro.

Até Janeiro qualquer burro passa o regueiro, mas daí para a frente, tem que ser forte e valente.

Bons dias em Janeiro enganam o homem em Fevereiro
.
Canta o melro em Janeiro, temos neve até ao rolheiro

Em Janeiro deixa a fonte e vai ao ribeiro
.
Em Janeiro neve e frio, é de esperar ardor no estio.

Em Janeiro, sete capelos e um sombreiro.

Janeiro, como entra assim sai.

Janeiro, fora uma hora.

Janeiro frio ou temperado, não deixa de ir enroupado.

Janeiro frio e temperado, passa-o enroupado.Janeiro quente, traz o diabo no ventre


quarta-feira, janeiro 04, 2006

Santa Angela de Foligno



Nascida em 1248 na cidade de Foligno, Úmbria, Itália de páis ricos e não cristãos.
Casou-se cedo e teve vários filhos. Vivia uma vida mundana e as vezes sacrílica. Em seguida a uma visão em 1285 ela se converteu. Mais tarde sonhou com São Francisco de Assis e resolveu seguir a mesma peregrinação que ele havia feito. Logo depois decidiu abandonar tudo e entrar para a Ordem Terceira de São Francisco de Assis.
Ela experimentou várias experiências místicas relatadas pelo seu biografo, Padre Arnaldo de Foligno. Notável por sua caridade, visionária, mística é considerada a primeira escritora mística da história da Igreja.
Uma das passagens mais interessantes de sua vida foi quando ela estava refletindo sobre a Paixão de Cristo e entrou em êxtase, no qual Cristo lhe diz: “Não foi para brincar que te amei”. Segundo ela, Jesus estava referindo-se ao Seu sacrifício na Cruz para nos salvar.
Morreu na mesma cidade em que nasceu em 4 de janeiro de 1309 e foi enterrada na Igreja de São Francisco de Assis em Foligno, Itália.
Na arte litúrgica da Igreja ela é mostrada com Jesus convidando-a para a Sagrada Comunhão.
Sua festa é celebrada no dia 4 de janeiro
fonte

Sir Isaac Newton, 1624-1727.


1795 Copper engraving with pen and ink and watercolour, 460 x 600 mmTate Gallery, London

Isaac Newton

Científico inglés (Woolsthorpe, Lincolnshire, 1642 - Londres, 1727). Hijo póstumo y prematuro, su madre preparó para él un destino de granjero; pero finalmente se convenció del talento del muchacho y le envió a la Universidad de Cambridge, en donde hubo de trabajar para pagarse los estudios. Allí Newton no destacó especialmente, pero asimiló los conocimientos y principios científicos de mediados del siglo XVII, con las innovaciones introducidas por Galileo, Bacon, Descartes, Kepler y otros.
Tras su graduación en 1665, Isaac Newton se orientó hacia la investigación en Física y Matemáticas, con tal acierto que a los 29 años ya había formulado teorías que señalarían el camino de la ciencia moderna hasta el siglo xx; por entonces ya había obtenido una cátedra en su universidad (1669).
fonte

Louis Braille 4 de Janeiro de 1809


Louis Braille nasceu na pequena aldeia francesa de Coupvray, no distrito de Seine-et-Marne, a cerca de 45 km. de Paris, no dia 4 de Janeiro de 1809. O pai, homem de certo prestígio na região, era seleiro ou correeiro. Aos três anos, quando brincava na oficina de trabalho do pai, ao tentar perfurar um pedaço de couro com uma sovela, aproxi-mou-a do rosto, acabando por ferir o olho esquerdo. A infecção produzida pelo acidente expandiu-se e atingiu o outro olho. O menino ficou completamente cego. Contando com o amor e fiel apoio dos pais, Louis acostumou-se logo à nova situação. Com o auxílio de uma bengalinha, ia à escola, onde demonstrou em pouco tempo inteligência superior aos meninos da sua idade, pois decorava e recitava as lições que ouvia, espantando os professores com a sua inteligência brilhante.Aos sete anos consegue ingressar na instituição de Valentin Haüy, um homem culto e de nobre coração, que, em 1784, fundara em Paris uma escola para instruir os cegos e prepará-los para a vida. Haüy, apologista das filosofias sensistas - defensoras de que tudo depende dos sentidos -, adapta o alfabeto vulgar, traçado em relevo, a fim de que as letras fossem perceptíveis pelos dedos dos destinatários.Também, por essa época, Charles Barbier de la Serre, um capitão de artilharia, aperfeiçoava um código através de pontos, que podia ler-se com os dedos e que era usado para velar os segredos das mensagens militares e diplomáticas, a que chamou "escrita nocturna" ou "sonografia".Um encontro com Teresa von Paradise, concertista cega, foi decisivo na sua vida. Teresa idealizara um engenhoso aparelho para ler e compor ao piano, que fascinou Braille. Aprendendo música com ela, tornou-se rapidamente organista e violoncelista. Aos quinze anos foi admitido como organista da Igreja de Santa Ana, em Paris. Nessa altura seus pais já tinham morrido, assim como o seu grande amigo Haüy, director do Instituto que se transformara no seu lar. Como dedicasse grande parte do seu tempo à educação dos novos alunos, aceitaram-no como professor do Instituto. Rapaz educado e agradável, era recebido nos melhores salões da época. E foi num desses salões que Braille conheceu Alphonse Thibaud, então conselheiro comercial do governo francês. No meio de uma conversa Thibaud perguntou-lhe porque não tentava criar um método que possibilitasse aos cegos não apenas ler, mas também escrever. A princípio, Braille irritou-se com a sugestão, pois achava que a tarefa devia caber aos que viam e não a ele. Reconsiderando, começou a admitir a possibilidade de realizá-la, mesmo sendo cego. Foi então que começou a trabalhar no código de Barbier. Após três anos, o jovem estudioso conseguiu o que queria: o sistema dos pontos em relevo representando letras. A ponta de uma sovela, o mesmo instrumento que lhe tirara a visão, passara a ser o seu instrumento de trabalho.Geralmente, aponta-se 1825 como o momento em que o jovem aluno inventa o sistema (que mais tarde veio a ter o seu nome).Todavia, apenas em 1829 publica a primeira edição do trabalho, intitulado "Processo para escrever as palavras, a música e o canto-chão, por meio de pontos, para uso dos cegos e dispostos para eles". Deu-lhe forma definitiva na segunda edição, vinda a lume em 1837.Este sistema é constituído por seis pontos, em duas filas verticais de três, num total de 63 sinais.Este processo de leitura e escrita através de pontos em relevo é usado, actualmente, em todo o mundo. Trata-se de um modelo de lógica, de simplicidade e de polivalência, que se adapta a todas as necessidades dos utilizadores, quer nas línguas e em toda a espécie de grafias, quer na música, matemática, física, etc.Uma desilusão o aguardava: dificilmente o seu sistema seria aceite. O capital empregado pelas escolas nos enormes livros para cegos não permitia que lhes fossem deixados de lado de uma hora para a outra.Braille, então com vinte anos, começou a ser procurado pelos alunos do Instituto que lhe pediam lições do novo sistema. Estas aulas tinham que ser realizadas às escondidas, mas serviriam - pensava ele - para difundir o método e provar a sua funcionalidade. Braille tentava, ao mesmo tempo, exibir o sistema nos lugares que frequentava. O máximo que conseguiu foi um ofício, no qual o governo francês agradecia a sua contribuição à Ciência. De entre os alunos a quem ensinava música havia uma pequena cega, Teresa von Kleinert. O seu talento ao piano era extraordinário, o que animou Braille a ensinar-lhe o seu sistema de pontinhos. Em pouco tempo, Teresa tornou-se concertista de sucesso. Recebida com agrado nos salões da Europa, Teresa difundia, a cada apresentação, o sistema Braille e pela primeira vez os jornais falavam no seu nome, até então desconhecido. A 6 de Janeiro de 1852 Braille morreu, sem chegar a ver reconhecido o seu trabalho. Só dois anos após a sua morte o sistema foi reconhecido oficialmente na França, depois que Teresa se exibiu na Exposição Internacional de Paris. Ao piano, pôde mostrar ao mundo como é que um cego podia aprender a ler e a escrever. Isso tudo, graças a um sistema criado por outro cego.
Fonte


Alpha Braille

terça-feira, janeiro 03, 2006

segunda-feira, janeiro 02, 2006

S Basilio 2 de Janeiro de 330



Francisco de Zurbarán. St. Basil. Oil on canvas.
Art Museum, Bucharest, Romania

Nasceu em Cesaréia, na Capadócia, no ano 330. Foi o autor dos primeiros escritos sobre o Espírito Santo e pioneiro na vida monástica no Oriente. Escreveu duas Regras que são seguidas até hoje pelos monges da Igreja do Oriente, conhecidos como basilianos.
Em 370 foi nomeado bispo de Cesaréia da Capadócia, num contexto de diversos cismas e ameaças à fé cristã. Mas foi firme e um grande defensor da Igreja e devido a isso tem o nome de Magno. Foi o criador de uma imensa obra a serviço dos pobres, fundando hospitais, asilos, casas de repouso, escolas de artesanato, etc.

domingo, janeiro 01, 2006

Feliz Ano Novo


Foto de Webshots

Pense e reflita durante todo o Ano

"A força gerada pela não-violência é infinitamente maior do que a força de todas as armas inventadas pelos engenhos idade do homem. A não-violência é uma arma para os bravos!"

Dia Mundial da Paz



"NÃO TE DEIXES VENCER PELO MAL, VENCE ANTES O MAL COM O BEM"

JOÃO PAULO II
Vaticano, 8 de Dezembro de 2004.

1º de janeiro - Maria, Mãe de Deus



La Iglesia Católica quiere comenzar el año pidiendo la protección de la Santísima Virgen María. La fiesta mariana más antigua que se conoce en Occidente es la de "María Madre de Dios". Ya en las Catacumbas o antiquísimos subterráneos que están cavados debajo de la ciudad de Roma y donde se reunían los primeros cristianos para celebrar la Misa, en tiempos de las persecuciones, hay pinturas con este nombre: "María, Madre de Dios".
Si nosotros hubiéramos podido formar a nuestra madre, ¿qué cualidades no le habríamos dado? Pues Cristo, que es Dios, sí formó a su propia madre. Y ya podemos imaginar que la dotó de las mejores cualidades que una criatura humana puede tener.
Pero, ¿es que Dios ha tenido principio? No. Dios nunca tuvo principio, y la Virgen no formó a Dios. Pero Ella es Madre de uno que es Dios, y por eso es Madre de Dios.
Y qué hermoso repetir lo que decía San Estanislao: "La Madre de Dios es también madre mía". Quien nos dio a su Madre santísima como madre nuestra, en la cruz al decir al discípulo que nos representaba a nosotros: "He ahí a tu madre", ¿será capaz de negarnos algún favor si se lo pedimos en nombre de la Madre Santísima?
Al saber que nuestra Madre Celestial es también Madre de Dios, sentimos brotar en nuestro corazón una gran confianza hacia Ella.