domingo, dezembro 31, 2006
Um Ano Novo Cheio de Coisas boas e em especial Saúde, Paz e Compreensão entre os Homens.
Feliz Ano 2007
Feliz Ano Novo 2007!
Com esta bela orquestra, vos desejo Boas Festas e um Novo Ano cheio de Saúde, Paz e Amor!
in Orapois
quinta-feira, dezembro 28, 2006
Santos Inocentes 28 de Dezembro
terça-feira, dezembro 26, 2006
Siga estas dicas, podem lhe ser uteis em 2007
Para limpar os vidros: Use cera auto-motiva, assim além do brilho, as gotas de chuva escorrerão, não secando no vidro e não deixando manchas.
Para tirar lâmpadas partidas com rosca: Encaixe uma batata no que restou da lâmpada e desenrosque-a.
Para gavetas difíceis de puxar: Esfregue uma vela onde corre a gaveta.
Para limpar abre- latas: Deixe-o uma noite de molho no vinagre e esfregue com sabão.
Para desentupir canos: No ralo, deite uma chávena de sal e uma de bicarbonato de sódio, depois deite bastante água quente.
Pó de café para: Lavar galheteiros e garrafas de azeite; Lavar e clarear sanitas brancas; Espantar formigas; Lavar as mãos após as limpezas..
Na cozinha
Para saber se o fermento está bom: Em meio copo de água morna, coloque uma colher rasa do fermento e mexa. Se o fermento ferver e crescer está bom para uso.
Para amaciar o frango: Coloque uma pitada de fermento em pó ou bicarbonato de sódio, no tempero ou na cozedura.
Para preservar os nutrientes do frango congelado: Descongele-o sozinho dentro de uma vasilha e use essa água para a cozedura.
Para deixar o peixe macio e saboroso: Se for fresco, antes de temperar, deixe-o de molho em leite por alguns minutos. Se for congelado, descongele-o directamente no leite.
Para não transbordar o leite ao ferver: Coloque uma colher ou um pires emborcado no fundo da leiteira antes de levar ao fogo.
Para lavar as verduras: Deixe de molho durante 10 minutos em água com um pouco de sal e vinagre, assim a sujidade subirá à superfície, facilitando a lavagem.
Para tirar a casca do tomate: Espete um garfo e passe o tomate na chama do fogão.
Para descascar cebolas: Faça-o sob água corrente, assim não irritará seus os olhos. Para tirar o cheiro das mãos, esfregue-as com sal e enxague em água corrente.
Para limpar a tábua de carne: Esfregue com uma esponja grossa com amoníaco misturado com limão. Lave com bastante água.
Para colocar líquidos a ferver em recipientes de vidro: Coloque antes uma colher de metal para absorver o calor.
Para desencaixar copos entalados: Encha o copo de cima com água fria e coloque o de baixo em água quente.
Para reaproveitar o óleo usado na fritura: Coloque algumas fatias de batata crua no óleo ainda quente, ele absorverá o sabor estranho.
Para fritar com manteiga: Coloque algumas gotinhas de azeite ou óleo para evitar que ela queime.
Para evitar o cheiro de fritos em casa: Durante a fritura, ferva uma casca de laranja em fogo baixo ou coloque um potinho com vinagre branco perto do fogão.
Para usar algumas gotas de limão sem estragar a fruta: Faça um furinho com um palito, use o que precisar e tape com o mesmo palito.
Para extrair mais sumo das frutas cítricas: Antes de espremê-las faça uma imersão de 4 ou 5 minutos em água quente.
Para tirar o mau cheiro do frigorífico: Coloque pedaços de carvão ou um potinho de leite com essência de baunilha.
Para tirar o cheiro de cebola ou alho das mãos: Esfregue talos de salsa nas mãos.
Para evitar formigas no açucareiro: Coloque pedacinhos de casca de limão.
Roupas
Para não desbotar: Coloque um pouco de sal ou vinagre na máquina de lavar durante a lavagem e o enxagúe.
Para os seus collants durarem mais: Molhe e congele. Descongele e seque-a ao sol.
Para roupas de lã que encolheram: Deixe-as de molho em água morna com um pouco de shampoo para que voltem ao normal.
Para passar melhor as roupas: Forre a tábua de passar com papel alumínio (dobrado) por debaixo do tecido que costuma forrar.
Para as roupas enrugadas quando não houver ferro de passar: Pendure as roupas no wc fechado com o chuveiro ligado bem quente, para que o vapor as tire as rugas.
Dentro do guarda-roupa:
Pendure pedaços de giz, para evitar a humidade.
Para evitar o cheiro a mofo e as traças, pendure uma meia fina com serradura de cedro.
(Recebido por mail)
segunda-feira, dezembro 25, 2006
Boas Festas e Feliz Ano Novo!
sexta-feira, dezembro 22, 2006
Sonhos Doces a completar a Ementa especial de Natal
Natal - a grande festa do ano. " ...há um só banquete que desbancatodos os jantares de Paris,mas que os desbanca inteiramente:é a ceia de véspera de Natalnas nossas terras do Minho..." Ramalho Ortigão
Ingredientes:
2,5 dl de água
75 grs de manteiga
2 cascas de limão
1 colher de café de sal
200 grs de farinha
5 ovos médios
+ açúcar
+ canela
+ calda de açúcar
Óleo q.b.
Confecção :Leva-se a água ao lume com a manteiga cortada em bocados, as cascas de limão e o sal.Deixa-se levantar fervura e derreter a manteiga completamente.Retira-se o tacho do lume, adiciona-se a farinha peneirada de uma só vez e mexe-se fortemente.A massa deve formar uma bola em volta da colher, separando-se do tacho.Se aparecerem pontos de farinha por absorver, mistura-se até a massa ficar bem homogénea.Leva-se a massa novamente a lume brando para secar um pouco mais e depois deita-se no recipiente em que será batido (à mão ou em máquina eléctrica).Deixa-se passar o calor mais forte.Abrem-se ovos para um recipiente e ligam-se muito ligeiramente (o peso total dos ovos depois de abertos deve ser entre 300 a 350 grs).Juntam-se os ovos à massa, em 5 porções, batendo sem parar.A massa está pronta quando levantar a colher ou batedor fizer uma ponta transparente que não cai.Tem-se o óleo moderadamente quente (nunca mais de 170ºC), mergulham-se duas colheres neste óleo, escorrem-se e com elas tiram-se bocadinhos de massa, que se moldam, tanto quanto possível, em bola.Deita-se esta massa na gordura, que irá ao fundo do recipiente 1 ou 2 minutos, depois ajuda-se a soltar-se e deixa-se cozer até alourar.Durante a cozedura, que é lenta, os sonhos viram-se sozinhos havendo quem os pique com uma agulha ou lhes bata.Escorrem-se sobre papel absorvente e comem-se polvilhados com açúcar ou com açúcar e canela ou regados com uma calda.
Ementa Especial de Natal
"condimentos necessários para um Ano Feliz"
Receita para um Ano Feliz
:
Tome 12 meses completos.
Limpe-os cuidadosamente de toda a amargura, ódio e inveja.
Corte cada mês em 28, 30, ou 31 pedaços diferentes, mas não cozinhe todos ao mesmo tempo.
Prepare um dia de cada vez com os seguintes ingredientes:
Uma parte de fé-
Uma parte de paciência-
Uma parte de coragem-
Uma parte de trabalho
Junte a cada dia uma parte de esperança, de felicidade e amabilidade. Misture bem, com uma parte de oração, uma parte de meditação e uma parte de entrega.Tempere com uma dose de bom espírito, uma pitada de alegria e um pouco de acção, e uma boa medida de humor.
Coloque tudo num recipiente de amor.
Cozinhe bem, ao fogo de uma alegria radiante.
Guarneça com um sorriso e sirva sem reserva.
fonte: Ana Alves (92 anos) - Queluz
In Gastronomias.com
quinta-feira, dezembro 21, 2006
Soneto de Natal
Um homem, — era aquela noite amiga,
Noite cristã, berço no Nazareno,
—Ao relembrar os dias de pequeno,
E a viva dança, e a lépida cantiga,
Quis transportar ao verso doce e ameno
As sensações da sua idade antiga,
Naquela mesma velha noite amiga,
Noite cristã, berço do Nazareno.
Escolheu o soneto... A folha branca
Pede-lhe a inspiração; mas, frouxa e manca,
A pena não acode ao gesto seu.
E, em vão lutando contra o metro adverso,
Só lhe saiu este pequeno verso:
"Mudaria o Natal ou mudei eu?"
Machado de Assis
quarta-feira, dezembro 20, 2006
bela canção de Inverno friorento como hoje...para descontrair
terça-feira, dezembro 19, 2006
Insólitas Maratones contra la pobreza
Hasta con sacos. Si hay algo difícil, es correr con un lastrando un saco. Al menos siente el 'calor' del público que le aplaude. ¿Llevará este Santa Claus regalos dentro de los sacos?.
.
REUTERS/Brian Snyder (link)
segunda-feira, dezembro 18, 2006
Papai Noel
Quem nunca acreditou em Papai Noel? Um velhinho com roupas vermelhas, barba branca, cinto e botas pretos que passa de casa em casa para deixar presentes às famílias. De geração em geração, a lenda do Santa Clauss ganha mais realidade no mês de dezembro, quando o mundo celebra o nascimento de Jesus Cristo. Será que ele existe? Será lenda? Bem, isso depende de cada um. Mas diz a história que o bom velhinho foi inspirado na figura de um bispo que de fato existiu.
São Nicolau nasceu no século 3, em Patras, na Grécia. Quando seus pais morreram, ele doou todos os seus bens e optou pela vida religiosa. Com apenas 19 anos, foi ordenado sacerdote e logo tornou-se arcebispo de Mira. Dizia-se que na cidade em que ele nasceu viviam três irmãs que não podiam se casar por não ter dinheiro para o dote. O pai das meninas resolveu, então, vendê-las conforme fossem atingindo a idade adulta. Quando a primeira ia ser vendida, Nicolau soube do que estava acontecendo e, em segredo, jogou através da janela uma bolsa cheia de moedas de ouro, que foi cair numa meia posta para secar na chaminé. A mesma coisa aconteceu quando chegou a vez da segunda. O pai, afim de descobrir o que estava acontecendo, permaneceu espiando a noite toda. Ele então reconheceu Nicolau, e pregou sua generosidade a todo o mundo.
A fama de generoso do bom velhinho, que foi considerado santo pela Igreja Católica, transcendeu sua região, e as pessoas começaram a atribuir a ele todo tipo de milagres e lendas. Em meados do século 13, a comemoração do dia de São Nicolau passou da primavera para o dia 6 de dezembro, e sua figura foi relacionada com as crianças, a quem deixava presentes vestido de bispo e montado em burro. Na época da Contra-reforma, a Igreja católica propôs que São Nicolau passasse a entregar os presentes no dia 25 de dezembro, tal como fazia o Menino Jesus, segundo a tradição destes tempos e que ainda hoje continua em alguns pontos da América Latina.
Os holandeses, no século 17, levaram para os Estados Unidos a tradição de presentear as crianças usando a lenda de São Nicolau - a quem eles chamavam Sinter Klaas. Os verdadeiros impulsores do mito de Santa Claus - nome que o Papai Noel recebeu nos Estados Unidos - foram dois escritores de Nova York. O primeiro, Washington Irving, escreveu em 1809 um livro em que São Nicolau já não usava a vestimenta de bispo, transformando-o em um personagem bonachão e bondoso, que montava um cavalo voador e jogava presentes pelas chaminés. Em 1823, um poema de um professor universitário, Clement C. Moore, enalteceu a aura mágica que Irving havia criado para a personagem, trocando o cavalo branco por renas que puxavam um trenó.
Ao longo do século 19, Santa Claus foi representado de muitas maneiras. Ele teve diferentes tamanhos, vestimentas e expressões, desde um gnomo jovial até um homem maduro de aspecto severo. Em 1862, o desenhista norte-americano de origem alemã Thomas Nast realizou a primeira ilustração de Santa Claus descendo por uma chaminé, embora ainda tivesse o tamanho de um duende. Pouco a pouco ele começa a ficar mais alto e barrigudo, ganhar barba e bigode brancos e a aparecer no Pólo Norte.
O símbolo de Santa Claus foi logo utilizado pela publicidade comercial. Em 1931, a Coca-Cola encomendou ao artista Habdon Sundblom a remodelação do Santa Claus de Nast para torná-lo ainda mais próximo. Sundblom se inspirou em um vendedor aposentado e assim nasceu - de uma propaganda da Coca-Cola! - o Papai Noel que a gente conhece. Redação Terra
domingo, dezembro 17, 2006
Assunto do dia neste especial Dia Festivo
sexta-feira, dezembro 15, 2006
Boas Festas e Feliz Natal
quinta-feira, dezembro 14, 2006
São João da Cruz
João sentiu que os Carmelitas estavam com excesso de frouxidão e ele considerou passar para a Ordem mais dura dos Cartuzianos, mas foi dissuadido por Santa Tereza d‘Ávila. Ela logo depois lançava a famosa reforma na Ordem das Carmelitas. João imediatamente conseguiu permissão para aderir ao rígido ascetismo da regra original da ordem e imediatamente se juntou a Santa Teresa em sua causa. Os dois se tornaram bons amigos e eles em pouco tempo estabeleceram o primeiro monastério dos Descalços em Duruelo, adotando ao mesmo tempo o nome de João da Cruz. O resto de sua vida foi devotado a promoção, reformas e escritos. De 1571 ele foi o reitor do monastério em Alcala ,de 1572 a 1577 foi o confessor do convento da Incarnação em Ávila e conseguiu em 1579 a separação das Carmelitas em Carmelitas Calçadas Descalças, duas comunidades separadas, sendo a Segunda com regras bem mais duras. De 1579 a 1582 ele foi o Reitor do Colégio que ele fundou em Baeza e depois Reitor em Granada e Prior em Segovia.
Através dos anos João sofreu grandes provações. Sofreu vários julgamentos e severas oposição às suas reformas mesmo dentro da Ordem, especialmente daqueles frades que recusavam a validade dos Carmelitas Descalços e tramavam intrigas e esquemas contra Santa Tereza d’Ávila e São João da Cruz. Em 1577, por exemplo, ele ficou preso em uma cela no Monastério de Toledo, escapando após nove meses com um corda feita de pedaços de pano e subiu para a liberdade no dia da Festa da Ascensão. Ele se refugiou no Monastério de El Calvário em Andaluzia .
Ele viveu em constante ameaça da Inquisição Espanhola e foi muito maltratado por Nicola Doria eleito superior da Ordem dos Carmelitas Descalços em 1583. A política de Doria era tão cruel que João se opôs a ele no Conselho Geral em 1791. Isto levou a Doria a retirar dele todos os postos e bani-lo para o Monastério de La Peneula, em Andaluzia. João morreu em 14 de dezembro de 1591 no Monastério de Ubeba.Ele fundou a Ordem dos Hospitaleiros de São João da Cruz destinada a atender os pobres e doentes.
Conhecido como Doutor em Teologia Mística, João era um místico, teólogo e poeta que compôs ricos trabalhos onde encontramos profundas expressões místicas em tratados, em forma de poemas com comentários teológicos. Estes renomados poemas incluem o "Cântico Espiritual ", "Ascensão ao Monte Carmel", "Chama de Amor" e "Noite Sombria da Alma". Através destes trabalhos João apresenta o desenvolvimento da alma humana através da purgação, iluminação e união com Jesus. Ele permanece um dos mais expressivos e profundos teólogos místicos da historia da Igreja. Foi beatificado em 1675, canonizado em 1726 pelo Papa Benedito XIII e declarado Doutor da Igreja em 1926 pelo Papa Pio XI.
Sua festa é celebrada no dia 14 de dezembro.fonte
quarta-feira, dezembro 13, 2006
Santa Luzia
Santa Luzia
ou Santa Lucia em espanhol ou Saint Lucy em inglês
Temos mais de uma Santa Luzia, mas a mais venerada é a Santa Luzia de Syracuse, Sicília, que é considerada a protetora dos olhos e da visão.É uma das mais famosas mártires da igreja. Ela era de sangue nobre e os atos de seu martírio contam que ela sofreu os mais hediondos martírios inclusive os seguintes :Como era virgem a levaram para um prostíbulo mas ninguem lá, nem mesmo os mais fortes soldados conseguiram move-la ou não tiveram meios para possui-la. De volta a prisão, como ainda se recusasse a renunciar a sua fé, retiraram, com punhais, os seus dois olhos e no dia seguinte os olhos estavam no lugar e normais (Na liturgia da igreja ela é apresentada com uma pequena almofada na mão direita com os seu dois olhos).Depois a cobriram com uma espécie de resina e foi colocada numa grande fogueira e quando as chamas finalmente desapareceram, ela estava como antes, sem nenhum dano ou ferida. A comoção dos presente foi enorme, mas o prefeito ficou ainda com mais ódio mandou cortarem sua garganta com uma espada.
Sua festa é celebrada no dia 13 de dezembro
Ela é mencionada na Primeira Prece Eucarística. Suas relíquias estão preservadas em Veneza e eram veneradas pelo Papa João XXIII, enquanto ele servia como Patriarca de Veneza, antes de ser eleito papa em 1958.
Dia do Cego
S Joana deChantal
Leia mais aqui
terça-feira, dezembro 12, 2006
segunda-feira, dezembro 11, 2006
domingo, dezembro 10, 2006
Dia Mundial dos Direitos humanos
A Assembléia Geral proclama a presente Declaração Universal dos Direitos Humanos
como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.
Leia mais aqui
sábado, dezembro 09, 2006
sexta-feira, dezembro 08, 2006
Florbela Espanca
Florbela Espanca, batizada com o nome Flor Bela de Alma da Conceição, (Vila Viçosa, 8 de dezembro de 1894 — Matosinhos, 8 de dezembro de 1930) foi uma poetisa portuguesa.
Perecursora do movimento feminista em seu país, teve uma vida tumultuada, inquieta, transformando seus sofrimentos íntimos em poesia da mais alta qualidade, carregada de erotização e feminilidade.
Filha de Antónia da Conceição Lobo, empregada de João Maria Espanca, que não a reconheceu como filha. Porém com a morte de Antónia em 1908, João e sua mulher Maria Espanca criam a menina. O pai só reconheceria a paternidade muitos anos após a morte de Florbela.
Em 1903 Florbela Espanca escreveu a primeira poesia de que temos conhecimento, A Vida e a Morte. Casou-se no dia de seu aniversário em 1913, com Alberto Moutinho. Concluiu um curso de Letras em 1917, inscrevendo-se a seguir para cursar Direito, sendo a primeira mulher a frequentar este curso na Universidade de Lisboa.
Sofreu um aborto involuntário em 1919, ano em que publicaria o Livro de Mágoas. É nessa época que Florbela começa a apresentar sintomas mais sérios de desequilíbrio mental. Em 1921 separou-se de Alberto Moutinho, passando a encarar o preconceito social decorrente disso. No ano seguinte casou-se pela segunda vez, com António Guimarães.
O Livro de Sóror Saudade é publicado em 1923. Florbela sofreu novo aborto, e seu marido pediu o divórcio. Em 1925 casou-se pela terceira vez, com Mário Lage. A morte do irmão, Apeles (num acidente de avião), abala-a gravemente e inspira-a para a escrita de As Máscaras do Destino.
Tentou o suicídio por duas vezes em outubro e novembro de 1930, às vésperas da publicação de sua obra-prima, Charneca em Flor. Após o diagnóstico de um edema pulmonar, suicida-se no dia do seu aniversário, 8 de dezembro de 1930. Charneca em Flor viria a ser publicado em janeiro de 1931.fonte
Vozes do mar
Quando o sol vai caindo sobre as águas
Num nervoso delíquio d’oiro intenso,
Donde vem essa voz cheia de mágoas
Com que falas à terra, ó mar imenso?...
Tu falas de festins, e cavalgadas
De cavaleiros errantes ao luar?
Falas de caravelas encantadas
Que dormem em teu seio a soluçar?
Tens cantos d'epopeias?
Tens anseiosD'amarguras?
Tu tens também receios,
Ó mar cheio de esperança e majestade?!
Donde vem essa voz,ó mar amigo?......
Talvez a voz do Portugal antigo,
Chamando por Camões numa saudade!
quinta-feira, dezembro 07, 2006
Santo Ambrósio
Nem era batizado quando foi escolhido bispo de Milão, devido à sua capacidade de manutenção da ordem pública e da condução da população à paz.
Foi muito conhecido por sua ação pastoral, política e litúrgica, além de tornar-se um dos autores mais aceitos da Igreja em seu tempo e talvez até hoje. Entre os seus escritos, temos “Os deveres dos ministros”, onde demonstra que o cristianismo pode assimilar, sem perigo, o significado da Boa Nova, os valores morais que o mundo pagão soube expressar.
Distinguiu-se também por sua firmeza diante das injustiças de seu tempo.
Santo Ambrósio morreu em Milão no dia 4 de abril de 397.
quarta-feira, dezembro 06, 2006
S. Nicolau
A única certeza que se tem de Nicolau é que, no século IV, era bispo de Mira, na Turquia. Algumas lendas contam seus diversos milagres: salvou três raparigas da prostituição, dando-lhes três sacos de ouro para os seus dotes de casamento; salvou três homens injustamente condenados e três marinheiros do afogamento. Por causa disso, é considerado padroeiro em diversos casos, como por exemplo, dos marinheiros, das raparigas solteiras, dos comerciantes, farmacêuticos, entre outros.
Mas o seu padroado mais popular é o das crianças. É daí que se originou o moderno “Pai Natal”, chamado como Santa Claus nos Países Baixos e, pelos colonos holandeses na América do Norte, por Sinte Klaas. Seu culto acabou se popularizando por todo o mundo numa mistura de sua generosidade com o folclore de um feiticeiro escandinavo, que recompensava as crianças comportadas com presentes.
terça-feira, dezembro 05, 2006
Com uma folha seca se faz uma rosa...
O 1º, Globo para se ligar à Internet
Dia Internacional dos Voluntarios para o Desenvolvimento Economico e Social
segunda-feira, dezembro 04, 2006
O Chapeu de Chuva
NanoNuno umbrella featured in Time's Best Inventions 2006
:
The NanoNuno umbrella has been nominated as one of the best inventions of 2006 by Time magazine.. Link
domingo, dezembro 03, 2006
Tu peor error - La Quinta Estación
La 5ta Estacion – Tu Peor Error
Hace tiempo que comento con la almohada
que tal vez y para ti soy una carga,
hace tiempo que ya no le creo nada
y he notado tu sonrisa algo cansada.
Con los dias se amontonan los momentos,
que perdimos por tratar de ser sinceros.
Y aunque no me creas, creo que aun te creo.
Y aunque no me quieras, creo que aun te quiero.
Yo, perdida entre la confusion,
de no saber si si o si no…
Voy esquivando tus miradas.
Yo, que he sido tu peor error
me quedo con la sensacion,
de no tener las cosas claras.
He tocado con la punta de los dedos,
ese cielo que prometes con tus besos.
Como un niño me crei todos tu cuentos,
y aunque tu me entiendas…
Yo ya no te entiendo.
Solo quiero los recuerdos de ese invierno
que pasamos enterrando sentimientos.
Y aunque no me creas, creo que aun te creo.
Y aunque no me quieras, creo que aun te quiero.
Yo, perdida entre la confusion,
de no saber si si o si no…
Voy esquivando tus miradas.
Yo, que he sido tu peor error
me quedo con la sensacion,
de no tener las cosas claras.
He sido yo, lo amargo de tu voz,
la mala entre nosotros dos
y no pasa nada.
Se apaga la luz,
si busco y no estas tu,
si el tiempo no nos dijo adios,
y todo se acaba…
YO!
Yo, perdida entre la confusion,
de no saber si si o si no…
Voy esquivando tus miradas.
Yo, que he sido tu peor error
me quedo con la sensacion,
de no tener las cosas claras.
sábado, dezembro 02, 2006
MateMágica
1 x 8 + 1 = 9
12 x 8 + 2 = 98
123 x 8 + 3 = 987
1234 x 8 + 4 = 9876
12345 x 8 + 5 = 98765
123456 x 8 + 6 = 987654
1234567 x 8 + 7 = 9876543
12345678 x 8 + 8 = 98765432
123456789 x 8 + 9 = 987654321
:
1 x 9 + 2 = 11
12 x 9 + 3 = 111
123 x 9 + 4 = 1111
1234 x 9 + 5 = 11111
12345 x 9 + 6 = 111111
123456 x 9 + 7 = 1111111
1234567 x 9 + 8 = 11111111
12345678 x 9 + 9 = 111111111
123456789 x 9 +10= 1111111111
:
9 x 9 + 7 = 88
98 x 9 + 6 = 888
987 x 9 + 5 = 8888
9876 x 9 + 4 = 88888
98765 x 9 + 3 = 888888
987654 x 9 + 2 = 8888888
9876543 x 9 + 1 = 88888888
98765432 x 9 + 0 = 888888888
:
Brilhante, não é?
Para acabar, esta bela simetria
1 x 1 = 1
11 x 11 = 121
111 x 111 = 12321
1111 x 1111 = 1234321
11111 x 11111 = 123454321
111111 x 111111 = 12345654321
1111111 x 1111111 = 1234567654321
11111111 x 11111111 = 123456787654321
111111111 x 111111111=123456789 87654321
sexta-feira, dezembro 01, 2006
quinta-feira, novembro 30, 2006
José Pereira de Sampaio Bruno(1857-1915)
Ricardo Vélez Rodríguez(Instituto Brasileiro de Filosofia –Universidade Federal de Juiz de Fora) José Pereira de Sampaio, o conhecido Sampaio Bruno, é, sem lugar a dúvidas, o mais importante pensador heterodoxo português. A sua obra não se circunscreve ao campo da filosofia, da literatura ou da história do pensamento. Circulou por todos esses terrenos, sem se confinar em nenhum deles. A sua meditação constitui uma tentativa libertária de saber místico, alicerçado em fontes gnósticas e da Cabala especulativa. De outro lado, a obra do eminente pensador reflete um momento histórico particularmente rico da história portuguesa, o da propaganda republicana e de instauração da República, que o ativista/pensador saudou entusiasticamente num início, tendo-se desiludido ulteriormente, em decorrência da feição autoritária assumida pelas novas instituições que substituíram a gasta monarquia lusa. Esta circunstância coloca o pensamento do nosso autor em linha de comunicação direta com pensadores brasileiros do período, como Tobias Barreto ou Sílvio Romero. Destacarei, nesta exposição, dois aspectos: I - Breve síntese biobibliográfica e II - o ideal republicano em Sampaio Bruno.fonte
quarta-feira, novembro 29, 2006
Professor Egas Moniz, neurocirurgiao e premio Nobel da Medicina em 1949
Tudo começa, por vezes, à mesa de um café. A Andreia, (obrigado, Andreia!) depois de ter rasgado um canto do pacote de açúcar, fica a observá-lo. Traz uma notícia de há 57 anos, quando o Prémio Nobel da Medicina foi entregue a um português. Quem foi, afinal, este Egas Moniz?Leia mais aqui
A primeira nomeação de Egas Moniz para o Prémio Nobel da Medicina ou Fisiologia, data de 1928. Escassos meses após ter feito, no Hospital Necker, em Paris, uma demonstração do modus operandi da Encefalografia Arterial, o Comité Nobel recebia as cartas de nomeação, assinadas por Azevedo Neves e Bettencourt Raposo. Ambos se dirigiram ao Comité Nobel, escrevendo em francês.
Azevedo Neves utiliza a designação de «encéphalographie artérielle», enquanto Bettencourt Raposo se refere à descoberta da «radioartériographie cérébrale».
A avaliação da candidatura de Moniz foi feita por Hans Christian Jacobeaus.
Num relatório de pouco mais de uma página, Jacobeaus, após uma descrição sumária do método e de uma apreciação meteórica dos resultados obtidos, enfatiza os inconvenientes, e lavra o seu parecer (que pode ser lido aqui)
Latino Coelho (José Maria).
n. 29 de Novembro de 1825 f. 29 de Agosto de 1891
General de brigada do estado-maior de engenharia, ministro da. marinha, sócio efectivo e secretario perpetuo da Academia Real das Ciências de Lisboa, lente na Escola Politécnica, vogal do Conselho Geral de Instrução Publica, deputado, par do reino, jornalista, escritor, etc.
N. em Lisboa a 29 de Novembro de 1825, fal. em Sintra a 29 de Agosto de 1891. Era filho de João Alberto Coelho, que faleceu sendo tenente-coronel de artilharia, e de D. Maria Henriqueta Latino Martins de Faria Coelho.
terça-feira, novembro 28, 2006
Relogios lindos, escolha um
Simply gorgeous but hard to handle: NOOKA wrist watches.
NOOKA designer Matthew Waldman entertains the crowd at Design Tide.
Link
segunda-feira, novembro 27, 2006
domingo, novembro 26, 2006
Bom fim de Semana!
sábado, novembro 25, 2006
Santa Catarina
Princesa do trono de Alexandria, Santa Catarina foi uma das célebres mártires dos primeiros séculos. Dotada de grande beleza e inteligência, despertou a atenção do imperador Maximino Daia, que se separou de sua esposa para poder casar com ela.
Diante da recusa de Catarina, o imperador reuniu cerca de quarenta filósofos para poder convencê-la de que Cristo crucificado não era Deus. Mas a santa, não só refutou os argumentos, como conseguiu converter todos ao cristianismo.Por isso, o imperador mandou torturá-la com rodas que tinham pontas de ferro, mas que não lhe fizeram nenhum mal. Decidiram então decapitá-la e quando o ato foi consumado, do seu pescoço começou a jorrar leite ao invés de sangue. Por isso, ela é invocada pelas mães que têm pouco leite e por aqueles que trabalham com rodas.
Os relatos de seu martírio dizem que os anjos teriam descido do céu e levado Catarina até o monte Sinai, onde mais tarde surgiria um mosteiro em sua memória..
quinta-feira, novembro 23, 2006
San Clemente--- Papa ano 101
«Por S. Clemente, alça a mão da semente.»
(provérbio português)
São Clemente, cuja festa celebramos hoje, foi o terceiro sucessor de São Pedro. Governou a Igreja do ano 93 até o ano 101, sendo um defensor da unidade cristã. Os sacerdotes pagãos perseguiram Clemente e induziram o povo contra ele, acusando-o e diante de Mamertino, prefeito de Roma.
Por ordem do imperador Trajano, foi exilado na península da Criméia. Ali trabalhavam, carregando pedras, cerca de dois mil cristãos, também exilados. São Clemente começou a consolá-los, dizendo-lhes: “ Não é por meus méritos que o Senhor me enviou a vós, mas para fazer-me partícipe de vossos sofrimentos, que serão coroados nos céus”.
Ao que parece, Clemente foi jogado no mar com uma pesada pedra presa ao pescoço, para que submergisse nas águas.
terça-feira, novembro 21, 2006
Se eu fosse tão flexivel...o que faria?
Apresentação da Santa Virgem
Mestre Desconhecido (Francisco das Aves ?)
Apresentação da Virgem no templo, c. 1525-30
procedente da Igreja do Convento .
de Nª Sª da Graça de Torres Vedras
Museu de Torres Vedras.
Apresentação de Nossa Senhora no Templo
Neste dia da dedicação (543) da Igreja de Nossa Senhora, construída junto ao templo de Jerusalém, celebramos, juntamente com os cristãos do Oriente, aquela dedicação que Maria fez a Deus de si mesma desde a infância, movida pelo Espírito Santo, de cuja graça tinha sido repleta na sua Imaculada Conceição (Liturgia das Horas). No Ocidente, a festa remonta ao século XIV, exactamente ao ano 1372, com Gregório XI. A festa aparece no missal romano a partir de 1505. Numerosos pintores célebres representaram a chegada de Maria ao Templo. Dentre eles citamos alguns italianos: Giotto, Carpaccio, Ticiano, Pinturicchio e Signorelli.