terça-feira, setembro 26, 2006

A arte da Estratégia

Quem não adora jogar uma boa partida de xadrez, com toda sua matemática e estratégica, nos levando a uma época medieval, onde muitas lutas eram traçadas a parti do tabuleiro, Um jogo da corte, e isso é visto pelos nomes e ações das peças. Foi jogo dos reis e hoje é o Rei dos Jogos. Os peões, são os oficiais subalternos, cobrindo e batalhando à frente da cavalaria, dos bispos e personagens da realeza. Os cavalos, bispos, rei e rainha (dama) são auto-explanatórios, enquanto as torres (ou "castles") representam as fortalezas dos nobres.


O xadrez tem até hoje sua origem como um mistério. A história atribui a origem do xadrez tanto ao Rei Salomão quanto aos sábios mandarins contemporâneos de Confúcio. Mas outras pessoas também dizem que foram os Egípcios criadores deste fantástico jogo.O documento mais antigo, sobre o jogo do xadrez, é provavelmente a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egito). Ao que parece, essa pintura, que representa duas pessoas jogando xadrez, ou algo semelhante, data de aproximadamente 3000 anos antes da era cristã.


Segundo alguns historiadores que pesquisaram o assunto, na Índia, teria surgido o xadrez por volta do século V ou VI de nossa era, derivado de antiqüíssimo jogo hindu que é conhecido por "Chaturanga", isto é 4 lados. Daí teria sido difundido por vários paises. No Brasil, o jogo existe desde 1808, quando D. João VI ofereceu a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, um exemplar do primeiro trabalho impresso sobre a matéria. O xadrez permanece como um jogo social, capaz de exigir da mente humana o mais elevado esforço.

Fonte

Sem comentários: