quinta-feira, setembro 21, 2006

Dia Mundial da Doença de Alzheimer



Doença de Alzheimer – O que é?

A doença ocorre devido a perda progressiva de neurônios de áreas cerebrais específicas que gerenciam a memória e outras funções cerebrais superiores, como a linguagem, a organização do pensamento, etc..
O mal de Alzheimer se manifesta clinicamente por diminuição da capacidade de memória, associada à outras dificuldades cognitivas, dependendo das funções superiores atingidas, como por exemplo a dificuldade de usar as palavras de forma adequada e fluente.
Podem ocorrer alterações de comportamento, com irritabilidade, hostilidade ou apatia crescente. Alguns pacientes podem se perder na rua ou mesmo dentro de sua própria casa. A doença se instala de forma lenta e progressiva. Com a evolução do problema existe uma perda da independência do paciente.
Arteriosclerose cerebral
Este era o nome que se dava às alterações do estado mental em pessoas idosas. O termo técnico DEMÊNCIA é o que atualmente é utilizado pela equipe médica para se referir a alguns quadros crônicos de estado mental alterado. A doença de Alzheimer é a causa mais freqüente de demência em pessoas acima de 60 anos.
Diagnosticando o mal de Alzheimer
A avaliação médica especializada é fundamental. Através da história minuciosa dos sintomas, do exame clínico e de testes neuro-psicológicos aplicados no consultório é possível diagnosticar a existência de um caso suspeito. Exames de sangue e de imagem cerebral (tomografia computadorizada ou ressonância magnética) são realizados para se excluir doenças que podem produzir sintomas semelhantes e, por conseqüência, necessitam de tratamento específico.
A critério da equipe médica, podem ser necessários outros exames.

Sinais e Sintomas
Estágio inicial
Dificuldade de memória e para aprender e reter novas informações,
Esquecimento leve por muito tempo,
Falta de cuidado com a aparência pessoal e trabalho
Dificuldade progressiva na realização das actividades de vida diária, como tomar banho, alimentar-se, locomover-se, usar o telefone, viajar, fazer compras, cozinhar e trabalhar em casa. Também são importantes as dificuldades de se lembrar e preparar as medicações a serem tomadas e manuseio de dinheiro, inclusive com dificuldade de conferir troco.
Dificuldade de orientação no espaço, não reconhecendo trajectos conhecidos e se perdendo.
Acentuação de traços da personalidade

Sem comentários: