quinta-feira, maio 04, 2006

Você sabia que...!


Os "bigodes" dos animais chamam-se vibrissas. As vibrissas são pêlos fortes e compridos presentes nos mamíferos e funcionam como um órgão sensorial. Para além de estarem no focinho, as vibrissas também podem localizar-se nas orelhas ou sobre os olhos.

Na base destes pêlos longos existem estruturas nervosas que permitem captar as características do ambiente e sentir as vibrações detectadas pelas vibrissas. Por exemplo, no escuro, os "bigodes" voltam-se para a frente, os nervos capturam as informações sobre a temperatura e levam-nas para o cérebro. Se captarem calor, é provável que haja outros animais por perto. Esta função é útil, sobretudo, na caça e na detecção de predadores, dependendo do animal.
Segundo estudos científicos, as vibrissas também funcionam debaixo de água e permitem às focas, por exemplo, nadar em águas escuras e sentir as vibrações provocadas pelas barbatanas dos peixes.
Nos gatos, os "bigodes" servem para medir as distância e são um total de 24, agrupados de 4 em 4. Ao contrário do que se pensa, os "bigodes" não possuem função olfactiva, nem estão ligados ao faro. Com ou sem "bigodes", o animal tem a mesma capacidade de farejar.
No blog da formiguinha atomica

Sem comentários: