quinta-feira, agosto 31, 2006
quarta-feira, agosto 30, 2006
Alerta para uso do Telemóvel!
Ovos cozidos
Ingredientes:
1 Ovo
2 Telemóveis
65 Minutos para telefonar de um telemóvel para o outro.
Montamos algo parecido com a imagem:
Iniciamos uma chamada entres os 2 telemóveis e deixamos durante 65 minutos aproximadamente…
Nos primeiros 15 minutos nada acontece;
Aos 25 minutos o ovo começa a aquecer;
Aos 45 minutos o ovo está quente;
Aos 65 minutos o ovo estará cozido.
(Recebido por e-mail)
terça-feira, agosto 29, 2006
“Beleza” perfeita sem grandes custos!
Pés inchados e doridos: O calor deixa os pés inchados e doridos. Todos os dias, dispense um pouco de tempo para os tratar. Envolva os pés em toalhas humedecidas e descanse 10 minutos. Seque-os bem e cubra-os com pó de talco. Verá que ficará satisfeita com o resultado.
Máscara de beleza: Misture uma gema de ovo com um pouco de sumo de limão e um pouco de farinha. Com estes ingredientes prepare uma massa homogénea e espalhe-a no rosto, evitando a zona do contorno dos olhos. Espere que seque e fique dura para, em seguida, a retirar com água morna. Ficará com uma pele perfeitamente limpa e muito suave.
Pele depilada sem irritações: Se costuma ficar com a pele irritada e sensível após a depilação, experimente passar na zona a depilar um algodão embebido em chá de maçã gelado. Vai ver que a irritação desaparece quase imediatamente.
Recupere as suas madeixas: Durante o Verão, com o sol e o cloro das piscinas, é normal que as suas madeixas adquiram um tom esverdeado. Se isso acontecer só tem que massajar o cabelo com sumo de tomate durante dez minutos, aproximadamente. Depois passe o cabelo por água fria em abundância. Recuperará o seu tom original.
Rosto macio e purificado: Cubra o rosto com uma camada fina de mel puro e faça uma leve massagem, em movimentos circulares, durante cerca de cinco minutos. Para obter um efeito levemente esfoliante, basta adicionar um pouco de aveia ao mel.
Banho estimulante: Faça uma infusão com 200 gramas de flores de alfazema em três litros de água a ferver. Tape e aguarde dez minutos, Coe e adicione a infusão ao banho de imersão. Vinte minutos na banheira ajudam a repor energias.
Evite as rugas: O sol é o pior inimigo da pele, envelhecendo-a. Por isso, habitue-se a aplicar no rosto um hidratante com filtro solar todos os dias antes de sair de casa. Use, no mínimo, factor de protecção 15 fps. Espalhe o produto sobre as pálpebras, em pequenas quantidades, para evitar que o produto escorra sobre os olhos e cause irritações.
Máscara hidratante: Esta receita é ideal para a hidratação das peles secas. Ingredientes: Uma colher de sopa de mel e um pedaço pequeno de melancia.
Modo de fazer: misture a polpa amassada da fruta, sem as sementes, com o mel. Aplique em todo o rosto, a partir do pescoço. Deixe repousar durante 20 minutos e passe por água fria.
Iodo para as unhas: Para fortalecer as unhas, adicione ao verniz duas gotas de iodo (à venda nas farmácias). Não se preocupe com a cor, pois a quantidade é mínima.
Degolação de S. João Baptista
A festa do martírio de São João Baptista remonta ao século V, na França; e ao século VI, em Roma. Está ligada à dedicação da igreja construída em Sebaste, na Samaria, no suposto túmulo do Precursor de Jesus. O próprio Jesus apresenta-nos João Baptista:Ao partirem eles, começou Jesus a falar a respeito de João às multidões: "Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Mas que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Mas os que vestem roupas finas vivem nos palácios dos reis. Então, que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e mais do que um profeta. É dele que está escrito: " eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti. Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu nenhum maior do que João, o Baptista, e, no entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele..." (Mateus 11:2-11).O martírio de João Baptista liga-se à denúncia profética das injustiças cometidas pelos poderosos, inclusive o luxo da corte, cujo desfecho fatal é a morte do inocente e a opressão dos marginalizados.
segunda-feira, agosto 28, 2006
Sabe o que é "burnout"?
Burnout é uma forma muito severa de esgotamento mental e físico devido a excesso de stress intelectual e emocional.
A doença resulta de stress ocupacional extremo e apresenta-se com três diferentes componentes: “exaustão emocional, despersonalização e ausência de realização pessoal”.
As pessoas que sofrem de “burnout” manifestam, entre outras queixas, falta de energia, fadiga crónica, tensão, irritabilidade, aumento de susceptibilidade à doença, desanimo, esgotamento emocional, baixa auto-estima, falta de concentração, problemas de sono, sentimentos depressivos e evidente diminuição do rendimento no trabalho.
Profissões de riscos: O problema afecta, sobretudo, estudantes, controladores de tráfego aéreo, taxistas, jornalistas, professores, gestores, artistas e médicos, etc. Mas há outras profissões de risco: todas as que estão sujeitas a stress intenso como é o caso dos militares ou mineiros, por exemplo. Leia mais aqui
domingo, agosto 27, 2006
Um docinho para Domingo em Festa!
Parfait de Café e Natas
(Felicia SampaioEditora Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal)
Ingredientes:
Para o parfait
75 grs. de açúcar
4 gemas
essência de café
Para o merengue italiano
75 grs. de açúcar
2 claras batidas em castelo
500 grs. de Natas para Bater Parmalat
Para o molho
500 grs. de Natas para Bater Parmalat
75 grs. de açúcar
4 gemas
rum
Para o merengue francês
2 claras
60 grs. de açúcar
1 colher de chá de café instantâneo
açúcar em pó para polvilhar
1 chávena de chá de açúcar
Confecção:
Para o merengue italiano: Ferver 75 grs. de açúcar em água, a (118C).
Adicionar as duas claras batidas em castelo mole.
Bater até que arrefeça.
Preparar, de seguida, o parfait.
Ferver novamente 75 grs. de açúcar em água a (118C), e desta vez adicionar às gemas.
Bater até arrefecer.
Bater as Natas para Bater Parmalat muito bem.
Misturar o parfait com o merengue italiano e acrescentar umas gotas de essência de café.
Por fim, envolver as natas.
Deitar num tabuleiro com margens altas e colocar no congelador.
Para o merengue francês: Bater muito bem as claras com 60 grs. de açúcar e misturar uma colher de chá de café liofilisado.espalhar as claras batidas em castelo numa folha de papel vegetal, de forma a terem 1 cm de altura, e cozer durante 2 minutos a vapor, em 80 C.
Para o molho: Aquecer 75 grs. de açúcar a (118C) e acrescentar as 4 gemas.Bater até arrefecer e em seguida adicionar o rum e as Natas para Bater Parmalat.
Recortar para cada porção, 2 fatias de merengue e 1 fatia de parfait, com 6,5 cm de diâmetro.
Deitar o molho num prato e cristalizar.
Intercalar merengue, parfait de café e novamente merengue.
Colocar o molho e polvilhar com açúcar em pó.
Tornar a cristalizar.
Bom apetite! Uma delícia!
quinta-feira, agosto 24, 2006
S. Bartolomeu
Konrad Witz. St. Bartholomew. c. 1435 Tempera on wood. Kunstmuseum Basel, Basel, Switzerland.
Pouco se sabe de suas atividades apostólicas. Segundo o breviário romano, Bartolomeu era da Galiléia e pregou na Índia o evangelho de São Mateus, depois foi para a Armênia, onde levou o rei Polímio à conversão juntamente com mais doze cidades. Mas isso provocou a inveja de muitos sacerdotes da região, que conseguiram ordem para matá-lo.
Sábios conselhos para uma vida mais alegre!
1-"O bem que fizemos na véspera é o que nos traz felicidade pela manhã”. (provérbio hindu)
2_“A felicidade consiste em não seres feliz e que isso não te importe” (Miguel D’Ors)
3-“Aprendi a procurar a felicidade limitando os desejos, em vez de tentar satisfazê-los.”(J.S.Mill)
4-"Se queres ser feliz amanhã, tenta hoje mesmo.” (Liang Tzu)
5-“O maior prazer que alguém pode sentir é o de causar prazer aos amigos.” (Voltaire)
6-“A felicidade não é uma estação de chegada, mas um modo de viajar.” (M.Ruberck)
7-“O segredo da felicidade é amar o dever e fazer dele um prazer.” (C.Dash)
8-“Para ser feliz, nada melhor do que trocar preocupações por ocupações.” (Masteeline)
9-“A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido.” (Marwell Matz)
10-“Não possuir algumas das coisas que desejamos é parte indispensável da felicidade.” (Bertrand Russel)
11-“Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos.” (W. Shakespeare)
12-“A estrada da tua felicidade não parte das pessoas e das coisas para chegar a ti; parte sempre de ti em direcção aos outros.” (Michel Quoist)
13-“Quereis ser felizes por um momento? Vingai-vos. Quereis ser felizes para sempre? Perdoai.” (Lacordaire)
quarta-feira, agosto 23, 2006
O que faltava saber sobre seu gato!
Gatos no campo:
Quando levar o gato num passeio até ao campo, lembre-se que a sua alimentação deve ser à base de peixe, carne e leite.
Carne: todos os dias, 75 a 100 gramas de carne crua, sem ser picada, cortada em pequenos pedaços. O coração, língua e fígado de vaca são bastante convenientes. O bofe de vez em quando é um alimento interessante, que, apesar de ter um valor nutritivo fraco, não se deve ignorar.
Peixe: constitui para um gato um verdadeiro repasto. Duas vezes por semana, seja raia, cavala, colim (cabeça) ou congro, este tipo de alimento deve ser, de preferência, cozinhado.
Leite: excelente para o organismo, desde que o gato o tolere. Uma pequena taça de manhã e outra depois dos passeios nocturnos, irá conciliá-lo com uma vida mais civilizada.
Se não tiver tempo para lhe preparar uma refeição, poderá oferecer-lhe conservas especiais, que deverá utilizar apenas como último recurso.
Asseio de gato:
O gato pequenino tem uma presença muito discreta. Deve-lhe atribuir um local próprio em casa e um prato de plástico cuja limpeza possa ser feita com facilidade. Nesse sítio convêm que ponha um produto muito absorvente no chão, à venda em lojas da especialidade, que deve ser substituído todos os dias. Se quiser, também pode usar papel de jornal cortado em bocados, o qual, no entanto, tem que ser mudado ainda com mais frequência.
Gato limpinho:
Muito meticulosos quanto à higiene, os gatos encarregam-se da sua limpeza. No entanto, o bichano não consegue por si só tratar devidamente da sua “toilette”. O dono deve, assim, providenciar certos cuidados. Olhos e orelhas devem ser limpos semanalmente. Quanto aos banhos, bastam, regra geral, dois por ano. Mas se tiver um bichano de pelo branco ou se for um animal que participe em exposições, então convém banhá-lo mais vezes.
Gatinhos em breve:Se a sua gata está prenhe, deve seguir um regime alimentar um pouco diferente do habitual. Aumente progressivamente a parte de carne e peixe (que não devem esgotar a totalidade dos alimentos que lhe são servidos), a menos que o bichano trate de preencher as novas necessidades por sua própria iniciativa, comendo um ou outro ratinho. Junte à comida que lhe serve de suplementos de cálcio e de vitaminas, mas nem sempre leite.
Viajar com cachorros e não só...!
foto de Webshots
Viajar com cachorros brincalhões nem sempre é fácil, uma vez que exigem muita atenção por parte dos donos.
Para que fiquem entretidos durante a viagem, dê-lhes um pedaço de pão duro para roerem, até porque faz bem aos dentes.
Cachorro mais tranquilo
Para evitar que seu cãozinho chore muito à noite, experimente colocar perto do local onde ele dorme um relógio despertador, daqueles de corda. O tique-taque do relógio vai acalmá-lo num instante.
Dentes perfeitos
Para manter a dentadura do seu cão sempre saudável ofereça-lhe todos os dias um pouco de pão duro. Ele adorará roê-lo e ficará com os dentes limpos, além de um hálito mais fresco. Experimente.
Animais sem pulgas: Se o seu animal de estimação apresenta sinais de ter pulgas esfregue-lhe o pêlo com folhas de menta. Também ajuda se as colocar dentro da casota do cão ou do cesto onde o seu gato costuma dormir.
Signo da Virgem 23 de Agosto
Sexto signo astrológico do zodíaco, situado entre Leão e Libra e associado à constelação de Virgo. Seu símbolo é uma virgem. Forma com Touro e Capricórnio a triplicidade dos signos da Terra. É também um dos quatro signos mutáveis, juntamente com Gêmeos, Sagitário e Peixes. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os virginianos são as pessoas nascidas entre 23 de agosto e 22 de setembro
fonte Wikimedia
terça-feira, agosto 22, 2006
Pensar e reflectir...!
Quando nós descíamos pela rua, perguntei:
- Ele sempre lhe trata com tanta grosseria?
- Sim, infelizmente é sempre assim.
- E você é sempre tão atencioso e amável com ele?
- Sim, sempre sou.
- Por que você é tão educado, já que ele é tão rude com você?
- Porque não quero que ele decida como eu devo agir.
Nós somos nossos "próprios donos". Não devemos nos curvar diante de qualquer vento que sopra, nem estar à mercê do mau humor, da mesquinharia, da impaciência e da raiva dos outros. Não são os ambientes que nos transformam e sim nós que transformamos os ambientes. ...
"Para saber quantos amigos você tem, dê uma festa."
"Para saber a qualidade deles, fique doente!"
(Recebido por e-mail)
domingo, agosto 20, 2006
San Bernardo -- Doutor da Igreja Ano 1153
São Bernardo
Bernardo nasceu no ano de 1090 no Castelo de Fontaine, próximo a Dijon. Quando ainda era muito jovem, resolveu fazer-se monge em Cister. Logo a vida monástica influenciou seus outros cinco irmãos: Guido, Nissardo, Umbelina, Gaudry e Tascerlino. Todos deixaram o conforto do castelo para dedicarem suas vidas a Deus.
Além desses jovens, muitos outros foram atraídos para o mundo cisterciense, fazendo-se necessária a fundação de novos mosteiros. O encarregado dessa missão foi o próprio Bernardo, que deixou Citeaux carregando uma cruz e seguido por doze religiosos.
Acabaram por se estabelecer em um local ao qual deram o nome de Claraval. Seguiam as regras beneditinas rigorosamente: oração e trabalho, sob a obediência absoluta do abade. Mas antes das regras, Bernardo pregava outra coisa, o amor: “ Naqueles que amamos, encontraremos repouso, e o mesmo repouso oferecemos a todos aqueles que amamos.”
Exerceu grande influência e peregrinou por toda a Europa além de seus retiros para escrever suas doces e otimistas obras, como o “Tratado do Amor de Deus” e o “Comentário ao Cântico dos Cânticos”. Morreu no dia 20 de agosto de 1153.
sábado, agosto 19, 2006
Federico Garcia Lorca - Poeta e dramaturgo espanhol
1936 Federico García Lorca, 38, Spanish poet and dramatist, summarily executed.
"Todas as coisas têm o seu mistério e a poesia é o mistério de todas as coisas"
Espigas
(Junio de 1919)
El trigal se ha entregado a la muerte.
Ya las hoces cortan las espigas.
Cabecean los chopos hablando
con el alma sutil de la brisa.
El trigal sólo quiere silencio.
Se cuajó con el sol, y suspira
por el amplio elemento en que moran
los ensueños despiertos. El día.
ya maduro de luz y sonido,
por los montes azules declina.
¿Qué misterioso pensamiento
conmueve a las espigas?
¿Qué ritmo de tristeza soñadora
los trigales agita...?
¡Parecen las espigas viejos pájaros
que no pueden volar!
Son cabecitas,
que tienen el cerebro de oro puro
y expresiones tranquilas.
Todas piensan lo mismo,
todas llevan
un secreto profundo que meditan.
Arrancan a la tierra su oro vivo
y cual dulces abejas del sol, liban
el rayo abrasador con que se visten
para formar el alma de la harina.
¡Oh, qué alegre tristeza me causáis,
dulcísimas espigas!
Venís de las edades más profundas,
cantasteis en la Biblia,
y tocáis cuando os rozan los silencios
un concierto de liras.
Brotáis para alimento de los hombres.
¡Pero mirad las blancas margaritas
y los lirios que nacen porque sí!
¡Momias de oro sobre las campiñas!
La flor silvestre nace para el sueño
y vosotras nacéis para la vida.
Federico García Lorca
Recordando "Trindade Coelho" Escritor e Poeta Portugês
José Francisco Trindade Coelho (1861-1908) nasceu em Mogadouro, Trás-os-Montes, frequentando o curso de Direito na Universidade de Coimbra. Foi delegado do Procurador Régio no Sabugal e em Portalegre. Em 1891 fixou-se em Lisboa, trabalhando primeiro como advogado e depois como juiz. Em 1907 pediu a demissão do cargo, suicidou-se no ano seguinte. Além de alguns estudos jurídicos, escreveu: Os Meus Amores (contos, 1891), In Illo Tempore (memórias, 1902), Autobiografia e Cartas (1910), ABC do Povo (livro pedagógico, 1901), O Primeiro Livro de Leitura (manual escolar, 1903), O Segundo Livro de Leitura (manual escolar, 1903), O Terceiro Livro de Leitura (manual escolar, 1903), O Senhor Sete ? Dispersos Folclóricos e de Doutrina Literária (1961).
IN ILLO TEMPORE
PARÓDIA AOS LUSÍADAS
Os grandes paspalhões assinalados,
Que nas reuniões da Academia
Foram solenemente apepinados
Por sua telha ou sua fidalguia,
Que nas guerras das mocas esforçados
Mais do que a força humana permitia
No Teatro Académico asnearam
Tolices de que todos se espantaram;
E também as façanhas gloriosas
Dos Cabrais e Waldecks e quejandos,
Que à noite, com as vozes mais fanhosas,
andam o nível a pedir em bandos;
E as diabólicas fúrias deliciosas
De certos quintanistas memorandos,
Cantando espalharei por toda a parte.
Há-de-se rir o mundo até que farte.
Ó musa da ironia e da arruaça,
Que tens excepcionais o gesto e o peito,
Vira-te para mim e põe-te a jeito
De inspirar um poema de chalaça;
Quero um poema esplêndido, perfeito,
Que vos celebre e que subir vos faça,
Num pulo só, da glória à mor altura,
Cavaleiros da mais triste figura!
Haviam sido há pouco apepinados
Os meus heróis, que andavam murmurando
Que na Trindade ou para aqueles lados
Se estava contra eles conspirando,
Quando uma noite andando endiabrados
Pela Feira sobre isto conversando,
Uma moca que os ares escurece
Sobre as suas cabeças aparece.
Viu-se o Waldeck! Vinha carregado
Com a moca que pôs a todos medo.
"Ai rapazes!, bradou, venho estafado
Qual se trouxesse às costas um rochedo!
Deixai-me descansar só um bocado
Para depois contar-vos um segredo.
" E diziam os outros: "Co'esta moca '
Stamos seguros, pois ninguém nos toca."
fonte:
sexta-feira, agosto 18, 2006
Pedro Tamen - poeta português (1934)
UM FADO, PALAVRAS MINHAS
Palavras que disseste e já não dizes,
palavras como um sol que me queimava,
olhos loucos de um vento que soprava
em olhos que eram meus, e mais felizes.
Palavras que disseste e que diziam
segredos que eram lentas madrugadas,
promessas imperfeitas, murmuradas
enquanto os nossos beijos permitiam.
Palavras que dizias, sem sentido,
sem as quereres, mas só porque eram elas
que traziam a calma das estrelas
à noite que assomava ao meu ouvido.
..
Palavras que não dizes, nem são tuas,
que morreram, que em ti já não existem
- que são minhas, só minhas, pois persistem
na memória que arrasto pelas ruas.
PEDRO TAMEN (1934)
quinta-feira, agosto 17, 2006
Algarve é sempre noticia...!
A Confraria dos Gastrónomos do Algarve inscreveu, dia 3 de Agosto, o seu nome no livro de Recordes do Guinness, ao confeccionar a "Maior Sopa do Mundo", neste caso um tradicional arjamolho (parente próximo do gaspacho).
Os objectivos foram alcançados, "notabilizar a gastronomia algarvia, a Confraria, a cidade de Portimão e o Algarve", afirmou José Manuel Alves, Grão-Mestre da Confraria dos Gastrónomos.Tal só foi possível pelo apoio do Município de Portimão, Expoarade, Região do Turismo do Algarve, Governo Civil do Distrito de Faro, Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e Associação dos Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve (Conselheiro Gastronómico da Confraria), bem como de diversas empresas que patrocinaram os produtos.A "Maior Sopa do Mundo" é algarvia. Mais de 7 mil litros de arjamolho formaram a maior sopa do mundo.“A sopa estava excelente, de tal maneira que houve pessoas que repetiram duas e três vezes”, garantiu ao gastronomias.com José Manuel Alves.
Ao todo, foram distribuídas 5.843 taças de sopa, o que significa que na prática houve mais de 6 mil pessoas a provar o “arjamolho gigante”, já que muitos dos presentes repetiram o saboroso prato gigante.
O arjamolho, é uma receita do séc. XIX, que foi evoluindo, aproximando-se muito do gaspacho e que agora foi reproduzida em proporções nunca antes tentadas.
Para poder entrar para o livro dos recordes, a Confraria teve de assegurar a presença de um representante da Autoridade de Saúde (delegado de saúde), um técnico da Câmara Municipal de Portimão (Departamento de Pesos e Medidas), um representante da Região de Turismo do Algarve e outro da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.
Cada um fará agora o seu testemunho, que será anexado a várias fotografias, recortes de jornais e um filme do evento, que serão enviados para o júri do World Guiness Book of Records. “Havia uma maneira mais simples, que era trazer cá um representante do Guiness, só que custava perto de 5 mil euros e nós não tínhamos dinheiro para isso”, afirmou José Manuel Alves, o Grão-Mestre da Confraria.
Ao todo, foram fabricados 7.470 litros da maior sopa do mundo, num cilindro gigante que serviu de recipiente.Foram utilizados cerca de 5.000 litros de água, 300 litros de azeite, 200 litros de vinagre, 600 quilos de gelo, 400 quilos de tomate, 250 quilos de pimentos, 300 quilos de pepino, 20 quilos de alho, 600 quilos de pão, 120 quilos de bio-sal e 12 quilos de oregãos.
No evento, que decorreu na zona ribeirinha de Portimão, foi ainda ainda apresentado o livro ‘Tal e Qual’, da autoria de Renato Costa e Francisco Piedade (edição da jornalista Dina Adão), publicado pela Editora Caleidoscópio, sobre histórias da gastronomia algarvia (séc. XVIII e XIX), que autografaram a pedido.
quarta-feira, agosto 16, 2006
António Pereira Nobre
:O meu vizinho é carpinteiro,
Algibebe de Dona Morte,
Ponteia e cose, o dia inteiro,
Fatos de pau de toda a sorte:
Mognos, debruados de veludo,
Flandres gentil, pinho do Norte...
Ora eu que trago um sobretudo
Que já me vai a aborrecer,
Fui-me lá, ontem: (Era Entrudo,
Havia imenso que fazer...)
- Olá, bom homem! quero um fato,
Tem que me sirva? - Vamos ver...
Olhou, mexeu na casa toda.
- Eis aqui um e bem barato.
- Está na moda? - Está na moda.
(Gostei e nem quis apreçá-lo:
Muito justinho, pouca roda...)
- Quando posso mandar buscá-lo?
- Ao pôr-do-Sol. Vou dá-lo a ferro:
(Pôs-se o bom homem a aplainá-lo...)
:Ó meus Amigos! salvo erro,
Juro-o pela alma, pelo Céu:
Nenhum de vós, ao meu enterro,
Irá mais dândi, olhai! do que eu!
:
António Nobre
in Artes e Letras
José Maria Eça de Queiroz
Escritor português (1845-1900).
Fonte- Artes e letras
terça-feira, agosto 15, 2006
Assunção de Nossa Senhora - 15 Agosto
Assunção de Nossa Senhora
( Tela pintada por Tiziano Vecellio)
segunda-feira, agosto 14, 2006
Para estes dias quentes de Verão
Gelado de Chocolate com Hortelãdo
Livro: Livro de Ouro da CozinhaEditorial Verbo
Ingredientes:
175 grs. de açúcar refinado
1/2 colher de chá de sal
4 ovos grandes (tamanho 1), com as claras separadas das gemas
3 dl de natas espessas
1/2 colher de chá de essência de hortelã-pimenta
1 caixa de wafers de chocolate finas, com hortelã-pimenta, cortadas em pedaços pequenos
folhas de hortelã para decorar
Confecção:Deite o açúcar refinado, o sal e as gemas numa tigela e junte as natas gradualmente, mexendo sempre, até ficarem bem misturadas.Junte a essência de hortelã-pimenta, coloque a tigela sobre uma caçarola com água em fervura branda, mexendo com uma colher de pau durante 10-15 minutos, até a mistura ter engrossado.Deite num recipiente maior e deixe arrefecer.Bata as claras até ficarem em castelo, depois incorpore-as suave mas completamente no creme frio, com uma colher de metal.Junte os pedaços de chocolate com menta.Deite a mistura do gelado num recipiente de serviço que possa ir ao congelador e congele durante várias horas.Trinta minutos antes de servir, decore com algumas folhas de hortelã e transfira para o frigorífico, para amaciar ligeiramente.
fonte
domingo, agosto 13, 2006
Ideias e truques na cozinha
Sardinhas com café: Por mais que goste de sardinha assada, evita sempre fazer este prato em sua casa devido ao cheiro? A solução passa por colocar na grelha alguns grãos de café. Estes ajudarão a absorver o odor.
Gaspacho ainda mais saboroso: Existem várias receitas de gaspacho. Contudo, aqui fica uma ideia original e requintada: substitua o azeite e o vinagre por três colheres de maionese. Vai ver como ficará muito mais saboroso.
Paella sem resíduos: Se quiser preparar uma paelha deliciosa, então deve ter em conta este truque, porque evita que o arroz se pegue à frigideira. Antes de colocar os ingredientes, esfregue a frigideira com um dente de alho.
Eliminar maus odores no forno: Quer eliminar o cheiro a novo que têm alguns fornos? Primeiro, retire a casca a um limão e coloque-a no forno durante cerca de 20 minutos. A seguir, introduza o limão inteiro e deixe ficar outros 15 minutos, mas com a porta aberta. Vai ver como não fica qualquer cheiro.
Sumo de uva especial: Se não sabe como tornar o seu sumo de uva mais agradável ao paladar, pode experimentar acrescentar um pouco de canela em pó e sumo de limão ao líquido. Estes ingredientes darão um gosto e sabor especial.
Polvo cozido: Para evitar que o polvo cozido não fique duro, coloque-o, depois de limpo, numa panela, com todos os temperos, à excepção do sal. Cozinhe-o até estalar. Em seguida, corte-o em pedaços e salgue-o. A água da cozedura pode ser utilizada em pratos de risoto e sopas de peixe.
Ideias e truques para a sua Beleza
Creme de corpo perfumado: Gosta do seu perfume, mas receia que ao colocar hidratante para o corpo os aromas se misturem? Basta adquirir um creme sem cheiro e, nele, deitar umas gotas do seu perfume preferido. Verá que terá um aroma agradável.
Exfoliante caseiro: prefere produtos caseiros? Para fazer o seu próprio exfoliante para o rosto, junte um pouco de sabonete líquido com uma ou duas colheres de açúcar e verá que o resultado é o que pretende. Depois, basta aplicar na cara com ligeiras fricções. A mistura deixará o rosto limpo e suave.
Olhos congestionados: Por vezes, acordamos com os olhos inchados sem saber como voltar ao normal. Tente esta solução caseira: coloque um guardanapo de papel humedecido com água no congelador por 15 minutos. Aplique nos olhos por uns instantes. Verá que descongestionará rapidamente.
Truques de maquilhagem: Se tem o rosto comprido ou longo, utilize este truque: Escurecer a parte inferior do queixo e a parte superior da testa, junto à raiz dos cabelos. Em seguida, clareie as bochechas, o maxilar inferior e as têmporas. Depois olhe-se ao espelho e veja a diferença.Retirar manchas de tinta de cabelo: Normalmente, quando se pinta o cabelo em casa ficam sempre algumas manchas na pele. Não se preocupe, pois é muito fácil eliminá-las. Basta aplicar um pouco de laca para o cabelo na zona que está manchada com tinta. Depois, quando lavar o cabelo, ela será eliminada.
sábado, agosto 12, 2006
sexta-feira, agosto 11, 2006
As onze faces
No quadro abaixo existem 11 faces sutilmente distribuídas. Algumas são facílimas de serem vistas e outras nem tanto. De fato, descobrir as 11 faces é uma tarefa que exige grande senso de observação e uma certa capacidade de "ver" extremamente incomum.
terça-feira, agosto 08, 2006
Arte em Colagem
Antes de falar sobre a arte de Hsueh Shao-Tang, , eu gostaria de apresentar uma imagem de sua obra e peço para que observem bem, procurando os detalhes e as nuances.
Hsueh Shao-Tang, foi um negociante de selos que se dedicou obsessivamente a recortar selos em pedaços pequeninos e cola-los em seda e assim, dessa forma surpreendente e inusitada, são feitos todos os seus quadros.
Vocês podem ver, no quadro e no detalhe destacado, que o artista é minucioso e atento aos pormenores de cada figura retratada. As imagens reproduzem bem a típica arte chinesa clássica, tanto pelo tema como pela forma. O interessante, porem, é que nesse quadro, e em todos os outros que vamos apresentar, não há um único traço de tinta, nenhum nanquim ou aquarela e nenhum risco de qualquer espécie. As possibilidades do artista são absolutamente infinitas e pode-se criar a partir de qualquer coisa, com menores ou maiores dificuldades. Hsueh Shao-Tang perdeu tudo na guerra, foi perseguido pela revolução cultural chinesa, feito soldado contra sua vontade, cozinheiro para sobreviver, mas ao longo de sua vida, trancava-se em todos os momentos livres para recortar pedacinhos de selos e cola-los em seda chinesa. Obsessão? Determinação? Desejo do artista pela sua arte? Pouco importa. O resultado é esse que aqui vemos. Fonte:
Arte com recicláveis
Cada vez mais, a comunidade no mundo inteiro desperta para a questão do aproveitamento do lixo e da necessidade de reciclar a imensa quantidade de material inservível, sucata, dejetos, subprodutos imprestáveis - enfim, o lixo gerado pela espécie humana. A questão é de proporções gigantescas e de enorme complexidade quando tratada em toda sua amplitude. Função dos governos? Certamente que sim, mas, função também das indústrias, das escolas, da comunidade e de cada pessoa individualmente. O problema é grave, sério e urgente. E esse assunto tem espaço em um site sobre arte? É só pensar um pouco...
Nós sempre transformamos em arte tudo que fomos encontrando no nosso ambiente. Desde os primórdio moldamos o barro, registramos a vida nas pinturas das cavernas e adornamos o nosso corpo com cores tiradas dos pigmentos naturais. O homem é artista desde que nasceu. E temos feito com o lixo, modernamente, verdadeiras maravilhas. É fácil mostrar isso em imagens, mas é preciso conscientizar cada vez mais pessoas no processo como um todo
A fórmula é simples: pega-se o lixo devidamente classificado e com um tratamento de asseio, junta-se com duas mãos habilidosas, mistura-se com algumas ferramentas simples, adiciona-se um monte de criatividade e gera-se uma obra de arte, um artesanato bonito ou um brinquedo infantil.
Uma lata de refrigerante pode ser reciclada de diversas maneiras, inclusive transformando-se em artesanato.
. O bom humor e criatividade imperam nesse tipo de arte :
segunda-feira, agosto 07, 2006
Curiosidades de "T-shirts"
A primeira “t-shirt” com estampados
Há quem leve as origens das “t-shirts” até à Antiguidade, ao considerar as confortáveis túnicas como suas antepassadas. Certo é que algumas das suas características são bem mais recentes. Adoptada como roupa exterior pelos norte-americanos na década de 50, a “t-shirt” granjeou popularidade em 1959 quando a actriz Jean Seberg surgiu no filme “A bout de souffle”, pela primeira vez na história com um exemplar estampado.
domingo, agosto 06, 2006
Ponte 25 de Abril
A grande obra do regime de Salazar, foi inaugurada a 6 de Agosto de 1966.
Faz hoje 40 anos.
A ponte, que depois da revolução recebeu o nome de 25 de Abril.
Ramón Rodriguez Porto, jornalista galego,
publica o revolucionário poema “Ponte 25 de Abril”
Lisboa xace cós pés molhados no Taxo
Que non é rio…senón mar
O chamado “Da Palha”
Que atravessan os “cacilheiros” todo los dias
Para as xentes que queren cruzar
A ponte 25 de Abril
A mais longa de Europa que se pode ditar,
O seu nome lembra a “Revolución dos caraveis”
E fai esquecer o do dictador Salazar…
sexta-feira, agosto 04, 2006
Massagem de som com taças Tibetanas
Massagem de Som:
Uma vasta oferta de sons harmónicos e naturais
Relaxamento profundo e rápido.
Ajuda a soltar-se, a não se prender a problemas e a desfazer bloqueios através do relaxamento profundo.
Massagem suave e harmonização de cada célula do corpo.
Influência positiva na autoconfiança e na ansiedade.
União do corpo físico, emocional e espiritual.
A Massagem do Som é baseada numa sabedoria ancestral da acção curativa através do som, cujas origens estão enraizadas em antigos processos curativos de origem Oriental.
O método é realizado com Taças de Som Tibetanas que emitem sons e ultra-sons. As vibrações criadas actuam directa e indirectamente no organismo humano, provocando um relaxamento profundo, seguido de uma harmonização energética que desencadeia o processo de cura e bem-estar.
A Massagem do Som é eficaz e de reconhecida capacidade terapêutica em vários países europeus.
quinta-feira, agosto 03, 2006
Ir ao podologista
Conselhos para cuidar da saúde dos seus pés.
Micoses: para evitá-las deve secar bem os pés após o banho. O tratamento exige receita médica. Unhas com micose não devem ser pintadas com esmaltes escuros, pois a luminosidade, principalmente no Verão, auxilia no tratamento da doença.
Unhas curtas: são a principal causa de encravamento. Lixe as unhas em vez de cortá-las. Sapatos de pontas finas facilitam o encravamento. Em crianças recém-nascidas, os macacões com pés fechados e apertados também podem ocasionar o problema.
Mais infecções: a diabetes pode tornar os pés mais susceptíveis a lesões e infecções porque a sensação nos dedos dos pés, que funciona como “sistema de alarme de dor” pode desaparecer. Pode surgir má circulação e dificuldade em curar infecções.
Reflexologia: baseia-se na crença de que cada parte do pé espelha uma parte do corpo. O dedo grande espelha a cabeça e é considerado a área reflexa da cabeça. Os reflexologistas acreditam na cura massajando o ponto correcto no pé.
quarta-feira, agosto 02, 2006
Clara Pinto Correia
CANTO LUSOFÓNO
Como esta viagem que nos fez não tem regresso
Hoje só nos restam as cartas do futuro
Onde nunca mais possa vir prender-te o peso
Das amarras antigas vestidas de escuro
Larga-nos aos poucos pelas praias do mundo
Tu que só aceitas navegar em segredo
Pois só no fim do mar que não queira ter fundo
Poderá naufragar o sal do nosso medo
És madrasta ó mãe que não nos deixas deixar-te
Para nós criaste as regras certas da arte
De prometer tantas promessas não cumpridas
É pelos teus sonhos que há sempre alguém que parte
E é pela tua voz que voltamos para amar-te
Ai Portugal que voltas deste ás nossas vidas
terça-feira, agosto 01, 2006
A vitória da Vida!
Pobre de ti se pensas ser vencido!
Tua derrota é caso decidido.
Queres vencer, mas como em ti não crês,
Tua descrença esmaga-te de vez.
Se imaginas perder, perdido estás.
Quem não confia em si, marcha para trás;
A força que te impele para a frente
É a decisão firmada em tua mente.
Muita empresa esboroa-se em fracasso
Inda antes do primeiro passo;
Muito covarde tem capitulado
Antes de haver a luta começado;
Pensa em grande, e teus feitos crescerão;
Pensa em pequeno, e irás depressa ao chão.
O querer é o poder arquipotente,
É a decisão firmada em tua mente.
Fraco é aquele que fraco se imagina,
Olha ao alto o que ao alto se destina,
A confiança em si mesmo é a trajectória
Que leva aos altos cimos da Vitória.
Nem sempre o que mais corre a meta alcança.
Nem mais longe o mais forte o disco lança.
Mas o que, certo em si, vai firme e em frente,
Com a decisão firmada em sua mente...
Bastos Tigre (Jornalista)