Antes de falar sobre a arte de Hsueh Shao-Tang, , eu gostaria de apresentar uma imagem de sua obra e peço para que observem bem, procurando os detalhes e as nuances.
Hsueh Shao-Tang, foi um negociante de selos que se dedicou obsessivamente a recortar selos em pedaços pequeninos e cola-los em seda e assim, dessa forma surpreendente e inusitada, são feitos todos os seus quadros.
Vocês podem ver, no quadro e no detalhe destacado, que o artista é minucioso e atento aos pormenores de cada figura retratada. As imagens reproduzem bem a típica arte chinesa clássica, tanto pelo tema como pela forma. O interessante, porem, é que nesse quadro, e em todos os outros que vamos apresentar, não há um único traço de tinta, nenhum nanquim ou aquarela e nenhum risco de qualquer espécie. As possibilidades do artista são absolutamente infinitas e pode-se criar a partir de qualquer coisa, com menores ou maiores dificuldades. Hsueh Shao-Tang perdeu tudo na guerra, foi perseguido pela revolução cultural chinesa, feito soldado contra sua vontade, cozinheiro para sobreviver, mas ao longo de sua vida, trancava-se em todos os momentos livres para recortar pedacinhos de selos e cola-los em seda chinesa. Obsessão? Determinação? Desejo do artista pela sua arte? Pouco importa. O resultado é esse que aqui vemos. Fonte:
terça-feira, agosto 08, 2006
Arte em Colagem
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário