quarta-feira, novembro 16, 2005

Dia mundial da alimentação



O Dia mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro de cada ano é celebrado o Dia Mundial da Alimentação para comemorar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), em 1945.
O objetivo do Dia Mundial da Alimentação é conscientizar o conjunto da humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome. Todos os anos, mais de 150 países celebram este evento. Nos Estados Unidos, 450 organizações voluntárias nacionais e privadas patrocinam o Dia Mundial da Alimentação e em quase todas as comunidades existem grupos locais que participam ativamente. Durante o Dia Mundial da Alimentação, celebrado pela primeira vez em 1981, ressalta-se cada ano um tema em que se focalizam todas as atividades. O tema do ano 2001 foi «Lutar contra a fome para reduzir a pobreza» enquanto que o dos anos anteriores foram: «Um Milênio Sem Fome» (2000), «A juventude contra a fome» (1999) e «A Mulher nutre o mundo» (1998).
Para levar uma vida saudável e ativa precisamos ter acesso a alimentos em quantidade, qualidade e variedade adequadas que respondam às nossas necessidades de energia e nutrientes. Sem uma nutrição adequada, as crianças não podem desenvolver seu potencial
máximo e os adultos encontram dificuldades em manterem ou expandirem este potencial.
Grandes mensagens da educação alimentar
Tomar sempre o primeiro-almoço logo ou pouco após acordar.
Não passar mais do que três horas e meia sem comer.
Nunca concentrar a comida de um dia em uma ou duas refeições exageradamente volumosas ou "pesadas" .
Aumentar o consumo de leite.
Reforçar o consumo regular de produtos hortícolas e de frutas
Reduzir drasticamente o consumo de açúcar.
Limitar o uso de sal a um máximo de 3 a 5 gramas diários.
Restringir francamente o uso de bebidas alcoólicas pelos adultos e suprimir a sua utilização por crianças e por mulheres grávidas ou a amamentar.
Reduzir o consumo de gorduras saturadas para cerca de um terço do total de gorduras ingeridas e limitar as calorias provenientes de gorduras ao máximo de 30% do valor energético global da ração alimentar.
Variar o mais possível de alimentos e combiná-los de forma correcta.

Sem comentários: