segunda-feira, fevereiro 06, 2006

São Paulo Miki e os Mártires do Japão


São Paulo Miki e companheiros

Mártires do Japão com 25 companheiros. Paulo era um membro da uma família nobre Miki, uma clã Samurai da Província de Harima.Ele foi educado pelos Jesuítas no seu seminário e entrou para a Sociedade de Jesus(Jesuítas) em 1580 com escolástico. Paulo, ficou famoso como pregador e evangelista e foi preso pelos oficiais de Toyotomi Hideyoshi o Shogun ou Governador do Japão. O castelo dos Mikis foi capturado por Hideyoshi quando ele consolidava o seu poder. Paulo e seu companheiros foram levados para uma colina chamada Nishizaki em Nagasaki. A colina formava um promontório sobre a baía de Nagasaki. Ali ele fora presos na cruz e furado com lanças no abdômen. O martírio foi testemunhado por centenas de pagãos japoneses e alguns cristãos que ficaram horrorizados. Isto em 1597 .
Os companheiros de Paulo eram Francisco, Comas Takeya, Pedro Sukejiro, Miguel Kozaki, James Kisai, Paulo Ibachi, seu irmão Leo Ibachi, Antônio ,Pedro Baptisa , Martinho Assunção (espanhol), Felipe de Jesus (espanhol), Gonçalves Garcia (português), Francisco Blanco (espanhol), Francisco de São Miguel, Mathias Boaventura ,Tomas Kozaki, Joaquim Sakakibara, Francisco Kichi , João Kinuya, Gabriel Jusuke e Paulo Suzuki.
A colina onde Paulo foi martirizado é chamada de “A Colina dos Mártires” .Uma cruz de pedra e 26 arvores foram mais tarde plantadas para lembrar o acontecido. Os mártires cantaram “Te Deum” e São Paulo deu o seu último sermão ainda na Cruz.
Os mártires foram canonizados no Domingo de Pentecostes de 1862 pelo Papa Pio IX .
Sua festa é celebrada no dia 6 de fevereiro
Em 1637, outros 37.000 cristãos foram sacrificados na mesma colina.
Uma segunda leva de católicos foram sacrificados em Nagasaki. Eram composto de 36 jesuítas, 26 franciscanos, 321 dominicanos 5 agostinianos e 107 outros cristãos leigos, inclusive mulheres e crianças.
Alguns historiadores lembram que, na fatídica manhã do dia 9 de agosto de 1945, a Fortaleza Voadora B29 levando a bomba atômica tinha como alvo primário o porto de Yokohama, mas o mau tempo reinante no alvo determinou a mudança do plano de vôo para o alvo secundário de Nagasaki, que virou cinzas (70.000 mortos). Assim muitos julgam que foi mero Castigo Divino, o repentino mau tempo reinante sobre o alvo primário naquela manhã.

Sem comentários: