sexta-feira, março 03, 2006

Bulhão Pato (Raimundo António de).



Poeta contemporâneo, 2.º oficial da 1.ª repartição da direcção geral do comércio e industria, sócio da Academia Real das Ciências.
N. a 3 de Março de 1829 em Bilbau, nas províncias vascongadas, e foi criado em Deusto, pequena e risonha povoação assentada sobre o rio, a uma légua da cidade. Era filho de Francisco de Bulhão Pato, poeta e fidalgo português, e de D. Maria da Piedade Brandy.
mais
Amêijoas à Bulhão Pato
Ingredientes
:Para 4 pessoas
1 kg de amêijoas ;
2 colheres de sopa de azeite ;
2 dentes de alho ;
1 limão ;
1 raminho de coentros ;
sal ;
pimenta
Confecção:
Arranjam-se as amêijoas como habitualmente, pondo-as de molho em água com bastante sal e lavam-se em várias águas para largarem a areia.Leva-se ao lume o azeite, deixa-se aquecer e juntam-se os dentes de alho picados. Deixa-se alourar um pouco. Introduzem-se as amêijoas e os coentros finamente picados e tempera-se com sal e pimenta. Mexe-se o recipiente de vez em quando. Quando todas as amêijoas estiverem abertas, regam-se com o sumo de meio limão.Serve-se com o restante limão cortado em quartos.
As cadelinhas, muito apreciadas na outra banda (Barreiro, Montijo, Almada, Caparica, etc.), cozinham-se segundo esta mesma receita.
fonte:
Editorial Verbo

Sem comentários: