terça-feira, junho 27, 2006

A etiqueta dos pauzinhos orientais


Etiqueta japonesa à mesa

Um dos itens considerados mais importantes dentro da etiqueta japonesa à mesa é a utilização correcta do hashi (palitinhos).·Utilizados de forma correcta, certamente você poderá saborear a culinária japonesa de forma fina e natural.

Segure o hashi inferior na curva do polegar
No Japão é comum cada membro da família possuir o seu próprio hashi, e nas refeições fora de casa são utilizados os waribashi (palitinhos descartáveis). Segundo a etiqueta japonesa, não se deve separar os palitinhos que, normalmente, tem uma das suas pontas grudadas, no sentido vertical, mas sim de lado.

Segure o hashi superior entre os dedos polegar,indicador e médio. Mova-o para cima e para baixo

O hashioki é um objecto pequeno que serve como descanso para palitinhos. Caso não haja um hashioki disponível na mesa é possível confeccionar um usando o próprio envelope do waribashi.
Mantenha o hashi inferior parado e mova o superior na direcção do dedo indicador de modo que eles se toquem
Ao se utilizar o hashi é necessário tomar cuidado em alguns pontos, pois algumas formas de manejo podem ser consideradas deselegantes ou de mau agouro. Confira abaixo as formas de utilização que devem ser evitadas:

1º-Cravar os pauzinhos no arroz
Não basta saber segurar os pauzinhos com mestria. Este acto de os enfiar na tigela de arroz, por exemplo, é um dos sinais de má educação e, para além disso, é considerado um ritual fúnebre. Se aspira a tornar-se um verdadeiro gourmet asiático, não se esqueça deste ensinamento precioso durante as refeições.
2º-Chupar. Do mesmo modo que o gesto de chupar os talheres, em especial a faca, é considerado rude entre os ocidentais, também os orientais são muito claros a este respeito. Nada de passar a língua pelos pauzinhos de madeira ou correrá o risco de os outros comensais lhe dirigirem um olhar fatal.
3º-Em repouso. Contrariamente à tradição ocidental, os pauzinhos não devem ser deixados sobre o prato da comida quando terminada a refeição. Manda a etiqueta de utilização dos “Kuàzi” ou “Hashi” que estes sejam deixados em repouso sobre a mesa.
4º.Apontar. Já se sabe, não se deve brincar com a comida. Neste caso, a recomendação aplica-se também aos talheres e aos pauzinhos, que não devem ser utilizados para manobras menos próprias. Apontar e agitá-los no ar, por exemplo, ou mesmo passar comida a outra pessoa através deles são alguns dos gestos fora de questão.

Sem comentários: