quinta-feira, agosto 03, 2006

Ir ao podologista



Alem de suportarem o peso do corpo, os pés estão sujeitos a um enorme desgaste e a inúmeras alterações que, diagnosticadas a tempo, podem ser corrigidas.
A podologista define-se pela actividade independente que, na área da saúde, tem como objectivo a prevenção, diagnóstico e terapêutica das afecções, deformidades e alterações dos pés.

Conselhos para cuidar da saúde dos seus pés.

Micoses: para evitá-las deve secar bem os pés após o banho. O tratamento exige receita médica. Unhas com micose não devem ser pintadas com esmaltes escuros, pois a luminosidade, principalmente no Verão, auxilia no tratamento da doença.

Unhas curtas: são a principal causa de encravamento. Lixe as unhas em vez de cortá-las. Sapatos de pontas finas facilitam o encravamento. Em crianças recém-nascidas, os macacões com pés fechados e apertados também podem ocasionar o problema.

Mais infecções: a diabetes pode tornar os pés mais susceptíveis a lesões e infecções porque a sensação nos dedos dos pés, que funciona como “sistema de alarme de dor” pode desaparecer. Pode surgir má circulação e dificuldade em curar infecções.

Reflexologia: baseia-se na crença de que cada parte do pé espelha uma parte do corpo. O dedo grande espelha a cabeça e é considerado a área reflexa da cabeça. Os reflexologistas acreditam na cura massajando o ponto correcto no pé.

Sem comentários: