sexta-feira, outubro 07, 2011

Dia Nacional dos Castelos


Castelo de Paderne
Situado no cimo do monte do cerro denominado cerro do castelo, construído em formigo com as suas imponentes muralhas outrora palco de grandes batalhas, ladeado pela ribeira de Quarteira. Era bastante importante em tempos longínquo para o transporte nas embarcações que por ali passavam e que transportavam os minerais recolhidos nesta zona barrocal.

Os Mouros souberam aproveitar e conquistar toda esta área que era rica em minério, exemplo disso é a existência de registos que foram encontrados no local.

Não existem registos da sua construção apenas se sabe que possivelmente pertence à era da fundação pré-romana. Povos como Fenícios, Lusitanos ou Romanos habitaram este grandioso castelo. Só no sec. XII apareceram os primeiros registos datados de 1189.

D. Sancho I com um grupo de cruzados ingleses conquistaram o castelo de Paderne aos Mouros sendo os primeiros registos existentes na altura que relatam o acontecimento. Conforme descrevem este castelo dada a sua posição era de extrema utilidade e invencível assim como o nome indica, (Paderna – coisa dura, intratável) assim eram as pessoas que nele habitavam quase invencíveis, grandes guerreiros.

Pode ser apreciado por quem passa na via do Infante ou mesmo quem sai da auto-estrada A2. Também pode ser visualizado de noite pois encontra-se todo iluminado.
Actualmente o castelo de Paderne encontra-se em fase de recuperação de algumas áreas, assim como algumas escavações que têm sido efectuadas da responsabilidade do IPAR não estando aberto o seu interior para visita.Link

Sem comentários: