terça-feira, outubro 04, 2011

São Francisco de Assis 4 de Outubro 1226


Religioso italiano, fundador da Ordem dos Franciscanos, Francisco, embora batizado originariamente com o nome João, terá nascido em 1181 ou 1182, na cidade de Assis, e morrido a 4 de outubro de 1226, na mesma cidade.
A infância e a adolescência terão sido vividas regularmente, como qualquer outro jovem da sua idade, embora cedo demonstrasse uma apetência especial pela meditação e pelo sossego.
As vinte anos, foi feito prisioneiro na guerra contra Perúsia, tendo ficado gravemente doente durante o cárcere. Já restabelecido, foi armado cavaleiro e chegou a combater, comandado por Gualter de Brienne.
Conta-se que terá sido durante a noite, enquanto sonhava, que Francisco "ouviu" o chamamento que o faria mudar de vida. Embora o seu pai fosse um conhecido e bem-sucedido comerciante e a sua mãe uma distinta senhora de origem francesa, Francisco renunciou a toda a vida material e familiar. Restaurou várias igrejas e começou a pregar ao povo das cidades, imitando na sua simplicidade a humilde vida de Cristo. Amava a natureza de uma maneira geral e os animais de forma particular, a vida em sociedade e os pobres.
Deixou alguns escritos, de entre os quais se destaca o belo Hino ao Sol. O seu modo de vida caridoso tornou-o uma figura especialmente venerada. Foi canonizado a 16 de julho de 1228, por Gregório IX, dois anos após a sua morte.
Link

Sem comentários: