Os lisboetas gostam de festas, tradição e sardinhas e que melhor altura do ano para juntar todas estas vertentes senão em Junho? Junho é o mês dos Santos Populares, não só em Lisboa, mas um pouco por todo o país.
Santo António é o santo padroeiro de Lisboa.
Nesta altura juntam-se os pedidos para encontrar a 'cara-metade' e para um casamento abençoado por Santo António com o cheiro das sardinhas grelhadas e do manjerico e com as famosas marchas populares dos balões coloridos e músicas festivas.
Entre os anos cinquenta e sessenta a tradição de Santo António, conhecida como Noivas de Santo António, foi patrocinada pelo Diário Popular e por comerciantes locais.
Nos anos noventa, a Câmara Municipal de Lisboa deu de novo início a esta tradição, patrocinando casais de Lisboa e juntando-os num momento que será único e especial para toda a vida.Existe um jogo tradicional engraçado que se faz na véspera do dia de Santo António (13 de Junho): encha um pequeno alguidar com água e escreva em papelinhos o nome daqueles que gostaria, ou pensa que seriam, os seus parceiros ideais.
Enrole-os como se fossem rifas e ponha-os no alguidar, colocando-o debaixo da cama.
No dia seguinte, o papel que estiver mais aberto revela-lhe o nome da sua 'cara-metade'! Não acredita?... Bem, experimente.
De qualquer maneira não tem nada a perder e sempre se pode divertir!
in "Guia turistico de Lisboa"
Sem comentários:
Enviar um comentário