terça-feira, janeiro 02, 2007

São Gregório de Nazianzen


Nasceu Arianzus, Capadócia, Ásia Menor
Filho de São Gregório Nazianzen, o Velho, e de Santa Nonna e ainda irmão de São Caezar Nazianzen e Gorgonius. Passou a juventude a procurar do aprendizado. Estudou com e era amigo e São Basílio. Monge no monastério de Basílio.
Um padre relutante, sempre pensando não ser útil e temeroso do teste á sua fé. Assistente do bispo preveniu a heresia do Arianismo em sua Diocese. Ele se opôs ao Arianismo e trouxe com seus sermões inteligentíssimos o hereges de sua Diocese de volta a sua fé. Bispo de Caesarea em 370 ele se colocou em conflito com o Imperador Ariano Valens. A disputa fez com que o seu amigo Basílio, na época Arcebispo, renunciasse a Arquidiocese e fosse servir em uma pequena cidade no limite da arquidiocese.
Bispo de Constantinopla de 381 a 390, após a morte de Valens. Ele odiava a cidade ,a violência e as sangrentas disputas e temia se envolver na política e na desenfreada corrupção da época, mas mesmo assim conseguiu trazer de volta a fé vários Arianos .Por isso foi insultado, apanhou de falsos assaltantes a noite, mas não desistiu. Foi um notável pregador da Santíssima Trindade. Sua sabedoria era excepcional e seus sermões devolveram a fé a cidade. Depois disso Gregório se retirou e foi viver como eremita em contemplação, refletindo sobe as escrituras o resto de seus dias. Escreveu vários discursos teológicos e escreveu também varias poesias, algumas de contexto religioso e algumas uma espécie de autobiografia. Indicado mais tarde Pai da igreja. Faleceu em 125 de janeiro de 390
Sua festa é celebrada no dia 2 de janeiro

Sem comentários: