Nutrição:
Um bom truque para evitar excessos à mesa é comer um pequeno pedaço de pão, levemente molhado em azeite, uns 20 minutos antes da refeição.
Segundo uma pesquisa realizada numa universidade americana, o azeite diminui as contracções do estômago, aumenta a sensação de saciedade e estimula a produção da hormona que avisa o cérebro de que o estômago está cheio. Assim que se sentar à mesa, peça ao empregado para substituir a manteiga por um pratinho com azeite para molhar o pão (mas não vale comer o pão todo…basta um bocadinho). Quando a refeição chegar, já não estará esfomeada e será mais fácil controlar o que come.
Outra boa ideia é comer uma sopa de legumes como entrada.
Sabia que:::
…o corpo de uma pessoa saudável e sem excesso de peso, com cerca de 65 kg, é composto por:
40 kg a 42 kg de água;
10 kg a 11 kg de proteínas
9 kg a 10 kg de gorduras
500 g a 1kg de açúcares
4 kg de minerais
Algumas r gramas de vitaminas.
Para preservar o equilíbrio do corpo, é necessário dar-lhe todos estes elementos diariamente, em quantidades suficientes mas sem exageros. Se aplicar o velho ditado “ um pouco de tudo, mas de tudo pouco”, estará no bom caminho.
ABC dos minerais
Magnésio
Conhecido como o mineral anti-stress (porque é um calmante natural quando combinado com o cálcio) e anti cãibras (pela sua acção nos músculos), o magnésio intervém numa série de processos metabólicos: Absorção do cálcio, vitamina C, fósforo, potássio e sódio; funcionamento dos nervos e músculos; conversão do açúcar ingerido em energia. Tem também um papel importante no combate às depressões, na prevenção dos ataques cardíacos e na manutenção de dentes saudáveis, e é um ingrediente-chave em produtos para o alívio de digestões difíceis.
Nervosismo, tremores e cãibras podem indiciar a sua falta.
Onde pode encontrá-lo: Cereais não refinados (como pão, massa e arroz integrais), banana, figo, amêndoa, frutos secos, sementes, vegetais de folha escura (couve-portuguesa, nabiças e espinafres) e chocolate, são excelentes fontes naturais deste mineral. Pode ser tomado em suplemento (se o seu médico o recomendar), sozinho, associado a cálcio ou integrado em cápsulas multivitamínicas. Mas há que ter cuidado com os suplementos, porque, em grandes quantidade e durante muito tempo, o magnésio pode ser tóxico, sobretudo em pessoas com problemas renais.
Não exceda as doses indicadas.
A ter em conta: Os desportistas e as mulheres que tomam a pílula ou estrogénios devem certificar-se de que ingerem uma boa quantidade de alimentos ricos em magnésio.
O álcool e os diuréticos podem provocar carência deste mineral.
In Activa por Isabel Vidal
Sem comentários:
Enviar um comentário