Insónia: A fase REM do sono humano serve para recarregar a energia cerebral e potenciar a memória. Desta forma, uma pessoa que sofre de insónia não desfruta de uma fase de REM normal. Tal facto origina um défice na aprendizagem e pode danificar a recuperação das recordações.
Depressão: A pessoa deprimida perde a sua capacidade de concentração e de atenção devido à alteração de alguns neurotransmissores, como a serotonina. O cérebro tem então dificuldade em armazenar novos dados e recordar os que já conhecia.
Menopausa: Com a chegada da menopausa, até aos 50 anos de idade, algumas mulheres sofrem problemas de memória devido a uma diminuição dos esterogéneos das suas hormonas. Para recuperar as suas capacidades de memória devem submeter-se a uma terapia hormonal adequada e adoptar uma alimentação rica em esterogéneos vegetais.
Álcool e tabaco: São os principais inimigos da memória. O consumo de álcool reduz as capacidades memorísticas. Da mesma forma, o tabaco diminui a quantidade de oxigénio que chega ao cérebro, causando falhas de memória.
In A Avezinha
Maria de jesus Campos
Sem comentários:
Enviar um comentário