sexta-feira, dezembro 02, 2005

Curiosidades e Conselhos



As folhas das árvores já enfeitam o chão, a temperatura caiu mas o sol continua a brilhar e a aquecer as nossas almas. Com o frio também chega a necessidade de comermos alimentos mais quentes e às vezes até de aumentarmos um pouco a gordura que consumimos ou os hidratos de carbono.
Mas atenção é preciso não esquecer que ambos estes tipos de alimentos são exactamente aqueles que nos fazem engordar com mais facilidade.
Uma outra maneira de nos adaptarmos melhor ao frio é beber líquidos quentes.
A melhor forma de o fazer é optar por infusões de plantas ou de frutas e até o clássico carioca de limão que encontra em qualquer café.
As infusões não contêm chá preto e por isso não são um estimulante. É evidente que tomar muito chá preto ou muito café não é a forma correcta de lidar com o frio ou com a necessidade de beber líquidos.
Se tem dificuldade em beber água porque a acha fria e desconfortável nesta altura do ano pode substitui-la em parte por uma infusão fraca morna ou quente. Tal como no Verão a água com umas rodelas de laranja ou de limão e uma folha de hortelã sabe bem agora é a vez de encher a sua garrafa de água, ou o termo, com uma das suas infusões favoritas.
Não se esqueça que é muito importante manter-se hidratada e normalmente os aquecimentos secam muito o ar.
Se comer alguma coisa fria, como um iogurte ou uma peça de fruta ou uma tosta com queijo, acompanhe com uma chávena da sua infusão preferida ou beba a seguir e, se quiser, até várias chávenas.
A regra é se come algo frio tome uma bebida quente ou morna para compensar a temperatura dentro do seu corpo.
Uma forma de fazer uma alimentação menos fria é só guardar no frigorífico aquilo que se estraga se ficar fora. O leite ou o iogurte que bebe de manhã podem ficar fora do frigorífico durante a noite. De manhã já estarão à temperatura ambiente que é mais agradável. Se come iogurte à tarde deixe-o de fora durante o dia.

O mesmo se passa com os ingredientes para as saladas. A alface, o tomate, o pepino, os pimentos são bem mais saborosos e agradáveis comidos à temperatura ambiente.
Muitos queijos, exceptuando o requeijão e o queijo fresco claro, ficam muito mais saborosos se mantidos fora do frigorífico.
Em relação à fruta faça o mesmo e experimente comer uma laranja acompanhada por um chá que é bem agradável. Aliás na Noruega, um dos maiores consumidores de café, o café, ou o chá são habitualmente tomados já fora da mesa e acompanhados por uma laranja ou clementina no Inverno.
Sirva maçã assada regada com sumo de laranja, ou puré de maçã polvilhado com canela, use o açúcar a seu gosto, e verá que até os miúdos passam a apreciar mais a fruta.
Pêro cozido ainda morno acompanhado com umas colheres de iogurte de baunilha também é bastante apreciado pelos jovens e menos jovens.
É evidente que a fruta crua tem mais vitaminas e minerais do que a mesma fruta cozinhada mas mesmo assim é preferível comer fruta cozinhada do que não comer fruta ou comer outras sobremesas.

In Portal das curiosidades

Sem comentários: