quarta-feira, dezembro 14, 2005

Doces para a Consoada de Natal



Bolo Rei
Colaboração de José BotãoTécnico de Pastelaria - ICOPA
(Versão profissional)
Ingredientes:
PARA O FERMENTO:

· 250grs de farinha s/fermento
· 60grs de levedura (fermento de padeiro)
· 125grs (+-) de água

· 1000grs de farinha s/fermento
· 200grs de açúcar
· 200grs de margarina
· 200grs(+-2dl) de água ou leite magro
· 300grs( 6 ) ovos
· 15grs de sal
· 100grs de bebidas ( rum, porto aguardente, etc.)
· 600grs de fruta cristalizada sortida picada
· 150grs de frutos secos (noz, pinhão amêndoa, etc.)
· 250grs de sultanas

Confecção :
Amassar os ingredientes referidos em 1º, fazer uma bola e tapar.
Bater o açúcar com a margarina juntar os ovos aos poucos a água ou leite, as bebidas e o sal, juntar a farinha e amassar bem +-10 minutos, juntar o fermento feito anteriormente e amassar até que a massa ganhe liga (elasticidade).
Deixar a massa repousar +-5 minutos.Juntar as frutas e amassar só o necessário para envolver bem as frutas.Deixar levedar pelo o menos 1 hora tapado com um plástico.Dividir em peças com o peso desejado ex: 500grs enrolar em bola e deixar repousar 10 minutos tapados.
Colocar o cotovelo no centro da bola e carregar, com as mãos fazer uma argola não muito fina, colocar em tabuleiro levemente untado, pintar com ovo batido, polvilhar com pinhão ou amêndoa granulada ou outro, decorar com as frutas habituais e deixar levedar no tabuleiro +- uma hora, cozer á temperatura de +-180º-200º tempo de cozedura para peças de +-500grs 25-30 minutos.
Ao sair do forno pintar com brilho (geleia) e colocar montinhos de açúcar em pó.
Observações : Quando me refiro a farinha s/fermento refiro-me às que não contêm fermento em pó.
FERMENTO EM PÓ = fermento químico (Baking Powder).LEVEDURA = fermento de padeiro = fermento biológico.
E quando coloco +- é porque há farinhas que absorvem mais líquido que outras por isso não juntem logo a totalidade de água ou leite nas massas juntem +-80% e depois se precisar deitem o resto.



Natal sem rabanada não é Natal!

Diz a lenda ... que lá em Portugal a mulher rica que acabava de ganhar neném, era alimentada com o pedaço de rabanada para aumentar o leite. Muitos acreditam que a rabanada nasceu de restos de pães duros e que a maioria das pessoas jogava fora.No nordeste do Brasil, a rabanada é conhecida como em Portugal: fatia parida ou fatias douradas. Na França, a delícia chama-se Pain perdu.

Rabanadas

INGREDIENTES

01 L de leite

06 ovos

Açúcar

Canela em pó

pau de canela

02 pães de rabanada

óleo para fritar

Confecção:
Ferver o leite com o pau de canela, deixar amornar para dar o gosto da canela no leite. Bater as claras em neve, acrescentar as gemas. Bater até ficar na consistência de um creme.Cortar o pão em fatias grossas. Molhar o pão no leite, passar no ovo batido e fritar. Deixar escorrer e passar na canela misturada no açúcar. Servir.

Sem comentários: