sexta-feira, dezembro 16, 2005

Quem é o Papai Noel?


Quem é o Papai Noel?

Papai Noel... Santa Claus... Saint Nicholas... Père Noel... Sinterklaas… Father Chrismas… Kris Krigle…
Na verdade, estas figuras representam a mesma pessoa.

A diversidade de nomes deve-se à maneira com que cada povo, ao longo da História, acostumou-se a chamar esse simpático e rosado velhinho de barbas brancas que, especialmente para as crianças, é sinonimo de Natal.
Ao contrário do que se possa crer, Papai Noel, como esse personagem é conhecido no Brasil, não é uma criação comercial. Sua origem se perde no tempo e, para muitos, não passa de uma imagem legendária, produto do imaginário popular. Há, porém, os que vinculam a figura de Papai Noel à do bispo São Nicolau, que teria vivido na cidade de Mira, na Ásia Menor, no século 4. “Atribuíram-se a ele vários milagres, mas o que marcou definitivamente foi sua bondade e a prática de distribuir presentes entre as crianças”.
Tronco de Natal
(Colaboração de José BotãoTécnico de Pastelaria - ICOPA)

Ingredientes:
· 10 ovos
· 5 gemas
· 300 grs de açúcar
· 250 grs de farinha
· sal q.b.

Confecção :
Bater os ovos e gemas com o açúcar até triplicarem de volume, juntar a farinha, mexer só o necessário para envolver a farinha.Cozer em tabuleiro untado e forrado com papel vegetal à temperatura de +-220º.

Para o recheio e cobertura:
· 5 claras de ovos
· 150 grs de açúcar em pó
· 150 grs de margarina
· 75 grs de cacau
Confecção
Bater as claras com o açúcar até triplicarem de volume, junte a margarina aos pedaços e volte a bater até a margarina estar bem misturada; dissolva o cacau em +- 1 dl de óleo morno e misture bem. Enrole a torta recheada com o creme de chocolate, corte as pontas da torta e coloque-as de lado na torta de maneira que fique com aspecto de tronco de árvore cortado, barre na totalidade o tronco com o creme de chocolate e cubra-o com raspas de chocolate e polvilhe com açúcar em pó.
NOTA:Para fazer as raspas de chocolate, raspe com uma faca uma tablete de chocolate ligeiramente aquecida (friccione um pouco com a mão).

Sem comentários: