quinta-feira, julho 21, 2005

Os dedos da mão


Os dedos da mão ganharam nomes populares:

Mínimo - Mindinho (de origem controversa) ou minguinho ( de mingo, variação de mínimo + inho). També é chamado dedo auricular, de aurícula, orelha, um dos destinos desse dedo para gente pouco asseada, que também lhe dão o nome de dedo nasal.

Anular ou Anelar - do latim anulus ou anellus, diminutivo de anus, anel; é onde se usa o anel, aliança, porque os antigos acreditavam que daí saía uma veia directamente para o coração; popularmente chamado de seu-vizinho, por adjacência e rima com mindinho.

Médio - ficou com esse nome não pelo tamanho e sim pela localização no meio dos cinco dedos, dois de um lado, dois do outro; pai-de-todos, maior-de-todos - nestes casos sim, o nome veio do tamanho, o que justifica o seu uso nos insultos, quando se sugere ao destinatário uma aplicação vulgar e nada higiénica do dedo médio.

Indicador - Fura-bolo. Após essa missão, o dedo é levado à boca, com muito cuidado para no caminho não ser tocado pelo auricular.

Polegar - do latim pollicare, do tamanho de um polegar, derivado de pollex, polegar, que veio de polleo, sou forte; mata-piolho, cata-piolho; o piolho é eliminado da cabeça alheia com a pressão das unhas dos poegares e boa vista. Em espanhol, polegar é pulgar, o que já induziu em erro falsas etomilogias de que seu nome viria de pulga.

in Blog Sabedoria

Sem comentários: