segunda-feira, julho 04, 2005

Rainha Santa Isabel - Rainha de Portugal



Santa Isabel de Portugal assistindo uma doente.
1798/1800, óleo sobre tela, 33 x 23 cm

Museu Lázaro Galdiano, Madrid, Espanha


Santa Isabel nasceu em 1271 e com apenas doze anos casou-se com o rei Dinis de Portugal com quem teve dois filhos. Foi um casamento infeliz devido aos maus-tratos e infidelidade do rei. Aos 20 anos voltou-se para uma vida mais piedosa, passando a dedicar-se às obras de caridade. Foi então que fundou um hospital, um orfanato e uma casa para abrigar mulheres maltratadas. Dedicou-se também aos desamparados e aos peregrinos.
Em 1325, com a morte do rei Dinis, Isabel foi para Coimbra, onde ingressou na ordem terceira franciscana, passando a dedicar-se aos pobres e doentes.
Em 1336, seu filho Afonso IV, rei de Portugal, entrou em guerra com Afonso IX de Castela. Isabel interferiu pela paz e alcançou a reconciliação entre as duas partes, porém não conseguiu superar o desgaste, vindo a falecer em pouco tempo.
Depois de viúva viveu recolhida em Santa Clara, em Coimbra, onde esteve sepultada até as águas do Mondego invadir o convento, construindo-se novo convento, o de Santa Clara-a-Nova, para onde a rainha foi transferida.
Dotada de grande nobreza de alma, foi muito esmoler, devota e cumpridora dos preceitos religiosos e peregrinou a Santiago de Compostela, o santuário medieval mais procurado na época; fundou hospitais em Coimbra, Santarém e Leiria, o mosteiro de S.Bernardo de Almoster e diversas igrejas.
Ainda em vida espalhou-se a crença nos seus milagres, de que o mais conhecido é o das rosas.
Foi canonizada por Urbano VIII, em 1625.

In Grande enciclopédia universal






Sem comentários: