quinta-feira, agosto 04, 2005

5 conselhos para se sentir bem no escritório



Não é fácil manter a concentração durante oito horas de trabalho.
A posição sentada prolongada, a falta de ar puro e o stress do trabalho contínuo são factores que precipitam a chegada do cansaço.Aprenda a viver com isso.
Hidrate-se regularmente
A desidratação do organismo, mesmo que seja ligeira, tem efeitos negativos e imediatos na capacidade de concentração, memorização e rapidez e adequação de reacção.
Recomenda-se cerca de 1.5 L a 2 L de água por dia. Portanto, mesmo que não sinta sede, beba água ao longo de todo o dia, de forma a manter uma hidratação adequada do seu organismo.
Se preferir, pode substituir a água por chá, infusões ou sumos de fruta sem adição de açúcar.
Saiba como evitar a fadiga
Não consegue concentrar-se?
Provavelmente o seu cérebro está com falta de glicose. O cérebro utiliza a glicose (derivado do açúcar) como fonte de energia, de modo que, se os seus níveis na corrente sanguínea diminuirem, verificam-se imediatamente os sintomas característicos, nomeadamente, falta de memória, de atenção e… até mesmo de humor.
Para prevenir as quebras de energia, consuma alimentos ricos em hidratos de carbono de absorção lenta ao pequeno-almoço e nos lanches entre as refeições (a meio da manhã e a meio da tarde), como por exemplo, pão branco ou integral, barras de cereais, bolachas integrais.
Pode complementar com açúcares de absorção rápida, para activar rapidamente os neurónios, consumindo fruta (como por exemplo banana, alperce, figos, etc.), frutos secos ou bolos secos.
Respire e areje o seu escritório
Para um bom desempenho intelectual é necessário assegurar uma oxigenação adequada do cérebro. O cérebro é um grande consumidor de oxigénio, pois consome 20% do oxigénio que circula no nosso sangue, apesar de não representar mais de 2% do peso do corpo.
Deste modo, para manter um bom desempenho intelectual, é importante que renove regularmente o ar dos pulmões.
Para isso, faça uma pausa mais ou menos de 2 em 2 horas, abra a janela e respire bem fundo durante 1 ou 2 minutos.
Para além das pequenas pausas, faça um passeio ao ar livre, pelo menos uma vez por semana.
Mexa-se e mude de posição
Quando o corpo está imóvel, seja sentado ou de pé, o sangue tem tendência a estagnar nos membros inferiores.
Desta forma, o sangue tem mais dificuldade em circular, surgindo uma sensação de dormência, além de se efectuar uma menor oxigenação de órgãos como o cérebro.
Para contrariar estes sintomas mexa-se e mude de posição.
A prática regular de uma actividade física (ex.: andar a pé diariamente 20 minutos) ajudará a melhorar a circulação sanguínea, para além de fortificar o músculo cardíaco e relaxar a tensão muscular.
Faça uma pausa
Sabia que fazer uma pausa aumenta o desempenho e a capacidade de trabalho?
No ser humano, os períodos de vigília têm ciclos de cerca de cem minutos, onde 90 minutos correspondem a um período de hipervigilância (a atenção está no seu máximo) e os restantes 10 minutos correspondem a um período de hipovigilância (a atenção abranda).Por esta razão, seria adequado fazer uma interrupção de 5 a 10 minutos, de 90 em 90 minutos, aproveitando o período natural de menor atenção.
Escolha os momentos que lhe são mais convenientes, prestando atenção aos ciclos naturais do seu corpo.

um conselho amigo

Sem comentários: