sexta-feira, agosto 19, 2005

Curiosidades sobre cobras

A cobra mais pesada
Sucuri - A mais pesado de todas as cobras - alguns cientistas dizem que também é o mais longo - é a sucuri que mora na América do Sul. A maioria das sucuris cresce aproximadamente 7,6 metros. Mas a maior encontrada tinha 11,2 metros e pesava 453 kg. Por ser muito pesada, a sucurí fica muito tempo na água que onde alivia seu grande peso.

A cobra mais longa
Python - A mais longa de todas as cobras é provavelmente a python que mora nas selvas do Sudeste da Ásia. Pode crescer até 10 metros - equivale ao comprimento de 6 humanos adultos. Este gigante poderoso não é só conhecido pelo seu tamanho mas também pela beleza da sua pele.

Você sabe o que fazer se uma cobra te picar?
Lave a área atingida com sabão e água o mais rápido que puder. Imobilize a área afetada e mantenha-a numa posição mais baixa do que o coração. Isto retardará o fluxo do veneno. E, claro, procure um médico, urgente. Mesmo as picadas de cobras não venenosas devem ser tratadas profissionalmente, pois podem acontecer sérias reações alérgicas.

Você sabe o que não fazer se uma cobra te picar?
Não coloque gelo ou compressa fria sobre a área atingida. Não amarre a atadura ou o torniquete muito apertado. Se usado de maneira incorreta, o torniquete pode bloquear o fluxo sanguíneo, causando sérios danos a algum membro. Não faça incisão no ferimento ou a sua volta, numa tentativa de remover o veneno - existe perigo de infecção. Por fim, não tente sugar o veneno: ele pode cair na corrente sanguínea pela sua boca.

Sabe qual a função da língua das cobras?
A língua das cobras funciona como poderosa antena, uma vez que as cobras são completamente surdas e têm pouquíssima visão. Elas possuem um sentido químico auxiliar que é amplamente empregado na maioria das actividades. Através da língua, a cobra capta partículas de odor no ar, e transmite as informações do ambiente a um receptor sensorial chamado “órgão de Jacobson", localizado no céu da boca desses répteis. Além disso, a língua das cobras também consegue receber estímulos tácteis. Assim, com a língua bifurcada projectada para fora, as cobras conseguem “tactear", sentir e cheirar o ambiente à sua volta.

In Portal das curiosidades

1 comentário:

Anónimo disse...

Ó minha querida Quicas, detesto cobras... Lagarto, lagarto! Prefiro ler sobre carapaus fritos de um dia pró outro.