terça-feira, agosto 09, 2005

Culinária --- Dicas úteis e Truques



Conservar farinha: Já lhe aconteceu encontrar a farinha fermentada dentro do pacote ou do recipiente onde a guardou? De forma a evitar este tipo de situação, experimente colocá-la no frigorífico ou no congelador.

Grelhar peixe sem dificuldades: Para que o peixe não se cole ao grelhador, unte-o com um pouco de óleo ou azeite.

Tenha pimentos sempre à mão: Para ter pimentos sempre prontos para cozinhar, congele-os sem os lavar. Quando descongelar, passe-os por água corrente e arranje-os.

Gelo transparente: Ao fazer cubos de gelo, a água deve ser fervida antes de colocá-la no recipiente. Com este processo, ficarão mais transparentes, pois a água fervida tem menos oxigénio.

Recuperar salsa: Se a salsa perder o vigor, coloque-a num passador e, em seguida, sobre uma panela com água a ferver.

Hambúrgueres: Para cozinhar hambúrgueres de forma mais saudável, não junte qualquer tipo de gordura (manteiga ou azeite), evitando assim que os sucos da carne se percam. A carne fica não só mais suculenta, mas também não se pega ao recipiente.

Descongelar a carne: Quando se descongela carne, há que ter em conta que quanto mais rápido é o processo de descongelamento, mais depressa o sabor e os valores nutritivos diminuem. Por isso, é conveniente deixar descongelar no frigorífico.

Bifes tenros: Para que os bifes fiquem macios, deixe-os repousar 30 minutos em cerveja ou leite.

Bacon: Para que as tiras de bacon não se enrolem quando está a fritá-las, passe-as previamente por água fria.

Filetes: Se quer que os seus filetes fiquem estaladiços, passe-os previamente por farinha e só depois pelo ovo e pelo pão ralado.

Ovos: Para cortar um ovo cozido às rodelas sem que a gema se desfaça, passe a água corrente antes de começar a cortar, evitando assim que a gema se cole à faca.

Fátima Pereira,
chefe da cozinha portuguesa do Hotel D.Pedro

Sem comentários: