segunda-feira, agosto 15, 2005

Truques de Bricolage



Colar madeira: Quando precisar de proceder a esta operação, utilize de preferência cola branca, mas misture-a com um pouco de serradura. Pode crer que o resultado é espectacular.

Ferramentas protegidas: Há quem coloque uns quantos paus de giz dentro da caixa onde as guarda para as proteger da humidade e do óxido, o que é uma boa medida. Mas dá ainda mais resultados substituir os paus de giz por umas quantas bolas de naftalina. Assim as ferramentas estão sempre em bom estado.

Pintura limpa: Pintar janelas pode parecer tarefa fácil, mas nem sempre é assim. Antes de começar a pintar e para proteger convenientemente os caixilhos da tinta, prepare primeiro os vidros. Uma boa solução é aplicar uma tira de papel adesivo na zona em contacto com eles. Quando acabar de pintar retire a tira de papel e pronto, trabalho concluído!

Afrouxar as dobradiças: Se tiver que tirar as dobradiças de uma porta, facilitar-lhe-á a tarefa de lhes aplicar uma boa quantidade de óleo, deixando-o actuar alguns minutos. Deste modo, a cola com que se fixaram amolece um pouco e sairão com mais facilidade.

Chuveiro entupido: Se os furos do chuveiro estão obstruídos, limpe-os com vinagre. Se for de “telefone”, pode mergulhá-lo num recipiente. Se for fixo, ate um saco cheio em volta para que fique mergulhado e deixe-o assim durante uma noite.

Ou

Chuveiro entupido: Acontece com frequência, principalmente em locais onde a água é muito calcária. Mas, ao contrário do que possa pensar, não há nada mais fácil do que desentupir um chuveiro que não deixa sair devidamente a água graças ao calcário acumulado: basta retirar o crivo e introduzi-lo num litro de água com meio litro de vinagre e deixá-lo ferver durante aproximadamente 15 minutos.

Madeira sem tratamento: Quer dar uma ligeira colaboração a um móvel de madeira sem tratamento? Então experimente passar com um pouco de graxa castanha de calçado. Para além de lhe dar uma cor francamente bonita, conseguirá o efeito de um encerado impecável. É claro que vai ter de polir muito bem para não sujar.

Mármore gretado: para disfarçar as inestéticas gretas que podem aparecer no mármore, prepare em banho-maria a seguinte mistura: duas partes de cera, outras duas de mármore em pó e uma de resina. Mexa bem, e quando estiver pronta introduza-a, pacientemente, na zona deteriorada e deixe secar. Depois só lhe falta pintar a zona que restaurou e o problema está resolvido! Agora, convém ter cuidado para que não lhe caia nada em cima e volte a partir-se.

Cola branca: por vezes não se pode evitar; quando se está a trabalhar com cola branca de carpinteiro é frequente acabarmos com uma ou outra nódoa. Se tiver sido o seu caso e o tecido for sintético, esfregue-o com um pouco de gasolina de isqueiro. Depois é só lavar como habitualmente.

Puxadores de ferrolho: quando as crianças atingem altura suficiente para abrirem as portas sozinhas, é preciso ter cuidado. Existe uma solução tão eficaz como fechar à chave: basta montar o puxador ao contrário, de modo a que a porta não se abra puxando a manilha para baixo mas sim empurrando-a para cima. Elas levarão tempo a descobrir o segredo e estão em segurança.

Paredes: Para eliminar as manchas que desfeiam as paredes, antes de as pintar aplique a seguinte mistura: por cada quatro litros de água quente deite meia chávena de amoníaco, um quarto de chávena de vinagre branco e meia chávena de soda. Depois de aplicada, deixe secar e pinte com a cor que quiser. As suas paredes ficarão como novas.

Humidade nas paredes: Para facilitar o trabalho de tirar o negro da humidade das paredes, faça uma mistura de água com lixívia e introduza-a num borrifador. Vá borrifando as zonas afectadas e limpando com um pano.

Silicone: É muito útil e mesmo indispensável para certos trabalhos de bricolage. Para que não seque depois de ter utilizado o tubo, introduza um parafuso no bico do mesmo. Quando precisar de voltar a utilizar, desenrosque simplesmente o referido parafuso e a cola sairá sem a menor dificuldade. Simples, não?

in Guia

Sem comentários: