segunda-feira, agosto 01, 2005

Você sabia que....



Certos genes tornam as pessoas mais propensas a engordar
Os cientistas têm boas e más notícias para os barrigudos. Descobriram que certos genes tornam as pessoas mais propensas a engordar. A boa notícia termina aí. Mesmo com a desculpa da genética, para emagrecer só existe um método seguro: comer pouco e praticar exercícios.

Digestão torna-se mais difícil a partir dos 50 anos de idade
A partir dos 50 anos de idade, a alimentação do ser humano deve ser mais leve porque o estômago diminui a produção de suco gástrico e a digestão torna-se mais difícil. Daí a sensação de peso que os idosos sentem em seu estômago e também a freqüência com que sofrem de indigestões.

Falta de ferro no organismo pode causar distúrbios de comportamento e coordenação motora
Cientistas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos descobriram que distúrbios de comportamento e a falta de coordenação motora podem ser provocados pela deficiência de ferro no organismo. Pesquisam agora variedades de trigo mais ricas em ferro, para corrigir o problema com o pão de cada dia.

Férias fazem bem à saúde
Se você é do tipo workaholic e não pára nunca, aqui vai um bom motivo para você não mais deixar as férias de lado. Períodos de descanso de tempos em tempos não são apenas agradáveis, como também fazem um grande bem à saúde. Estudos da Universidade de Nova Iorque feitos com 12 mil homens com tendências a problemas cardíacos durante nove anos mostraram que aqueles que tiram suas férias regularmente possuem menos risco de morte. Além disso, as férias contam como importante fator na redução do estresse, causa bem conhecida de diversas outras doenças. Suspeita-se que o principal motivo pelo qual as férias possuem esses efeitos milagrosos é o fato de disporem às pessoas mais tempo para exercícios e interação com família e amigos.

Sangue representa um décimo do peso do corpo humano
A quantidade de sangue que circula no organismo varia de pessoa para pessoa. Em média, representa em litros a décima parte do peso do corpo. Assim, uma pessoa de 70 quilos, terá aproximadamente sete litros de sangue correndo em suas artérias e veias.

Nariz e orelhas nunca param de crescer
O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo torna-se adulto. Daí porque o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem. A face também encolhe porque os músculos da mastigação se atrofiam com a perda dos dentes.

Olhos que pensam
Boa parte da imagens que vemos são processadas nos próprios olhos, e não no cérebro. Graças a isso, detectamos, com alguns segundos de antecipação, a posição que determinado objeto em movimento ocupará em seguida. Se os nossos olhos funcionassem como câmeras fotográficas, apenas captando imagens para o cérebro identificar, veríamos sempre com atraso a posição dos objetos em movimento porque o processo demandaria algumas frações de segundo e o risco de colisões aumentaria muito. Por exemplo, um automóvel andando a 40 quilômetros por hora seria percebido um metro atrás da sua posição verdadeira.
Daltonismo predomina entre os homens
O daltonismo é um distúrbio de visão que impede seu portador de distinguir determinadas cores. A denominação derivou do nome de John Dalton (1766 - 1844), um químico inglês portador e estudioso desse mal. A doença está ligada ao cromossomo sexual humano e, portanto, desenvolve-se muito mais seguidamente nos homens. Estima-se que haja no mundo 75 homens daltônicos para cada mulher, o que fez com que se acreditasse durante muito tempo que as mulheres eram imunes a ele.

Por que a barriga faz barulho quando estamos com fome?
Sempre que o estômago prepara-se para receber alimento as paredes do abdome funcionam como um amplificador, contraindo-se. Este processo costuma acontecer nos horários em que a pessoa está acostumada a comer. Às vezes o barulho é tão forte que parece existir um monstro na barriga do "faminto".

Sensação de fome tem origem no esôfago
A sensação de fome provém de fibras nervosas situadas na porção superior do esôfago e não do estômago, como geralmente se supõe. Quando a região é anestesiada, a fome desaparece por completo. É a razão porque quem cheirar cocaína ou fuma "crack" não se sente fome e emagrecem muito rapidamente.

In curiosidades Terra

Sem comentários: